Chuva seguida de nova massa de ar frio nos próximos dias
Atenção: mudança do tempo em SC, com chuva a partir da tarde de sábado (26) e especialmente no domingo. Risco de temporais nesses dias (ver Aviso).
Sábado (26/07):
Tempo: o sol aparece em SC, especialmente pela manhã e no norte catarinense. Do oeste ao sul do estado e no Alto Vale do Itajaí, chuva mais isolada entre a tarde e noite. Risco de temporais do oeste ao Planalto Sul.
Temperatura: mais elevada, com temperatura agradável à tarde, pela presença de sol.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no sul de SC.
Sistema: frente fria em deslocamento na costa sul do Brasil.
Domingo (27/07):
Tempo: instável em SC. Do oeste ao sul e no Alto Vale do Itajaí, chuva no decorrer do dia, estendendo-se às demais regiões a partir da tarde. Risco de temporais no estado. Maiores volumes de chuva nas regiões de divisa com o RS.
Temperatura: mais elevada no norte de SC, onde o sol aparece mais.
Vento: nordeste a noroeste, com maior intensidade e fortes rajadas, especialmente do oeste ao sul, devido ao ciclone.
Sistema: ciclone extratropical no Sul do Brasil.
Segunda-feira (28/07):
Tempo: chuva mais isolada em SC e com menor intensidade, melhorando no decorrer do dia. No Litoral Sul, a chuva pode ser mais persistente.
Temperatura: em brusco declínio, com o avanço de uma massa de ar mais frio. A mínima ocorre à noite.
Vento: sudoeste, fraco a moderado, com fortes rajadas no litoral e sul de SC (mais de 60km/h), devido a um intenso ciclone extratropical intensificando-se na costa entre o RS e SC.
Terça e quarta-feira (29 e 30/07):
Tempo: sol em SC.
Temperatura: baixa em todas as regiões, com atuação de uma massa de ar frio e seco no estado. Condição de geada na madrugada e amanhecer, com mínimas de 2 a 4°C, especialmente na madrugada de quarta e nas áreas altas do oeste ao planalto.
Vento: sul, virando para nordeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no litoral na terça, ainda pela atuação do ciclone na costa.
Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

O mapa apresentado neste site não segue as divisões político-administrativas do IBGE. Ele foi elaborado com base em critérios climatológicos, agrupando as regiões de Santa Catarina conforme semelhanças no regime de chuva e temperatura, o que permite uma abordagem mais precisa para fins de previsão do tempo e monitoramento climático.