Previsão 5 dias

Fim de semana típico de primavera em SC

Sábado (04/10):

Tempo: pela manhã, muitas nuvens com possíveis aberturas de sol em SC. A partir da tarde, pancadas de chuva isolada e risco de temporais isolados, especialmente do centro ao leste do estado (ver Aviso). No oeste são menores as chances de chuva.

Temperatura: em elevação, com máximas de 26°C a 30°C.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas, mais intensas no litoral e especialmente entre a Grande Florianópolis e Litoral Sul (50 a 70km/h). 

Sistema: alta pressão com centro no oceano influencia o Sul do Brasil. VCAN (vórtice de altos níveis) afastando-se em direção ao mar.

Domingo (05/10):

Tempo: sol com algumas nuvens em SC. 

Temperatura: bem elevada, com máximas próximas e acima de 30°C no estado, devido à condição pré-frontal (frente fria no RS, aproximando-se de SC).

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas, mais intensas do oeste ao sul de SC e na Grande Florianópolis (50 a 70km/h). 

Sistema: alta pressão com centro no oceano influencia o Sul do Brasil. Frente fria avança para o RS.

Segunda-feira (06/10):

Tempo: sol com aumento de nuvens em SC. No final da manhã, pancadas de chuva nas regiões do oeste ao sul, estendendo-se para o norte do estado no decorrer da tarde, devido ao rápido deslocamento de uma frente fria por SC. Condições altamente favoráveis para temporais com granizo em SC.

Temperatura: elevada, com máximas de 25°C a 30°C no estado. No fim do dia, em declínio, com a mínima ocorrendo à noite.

Vento: nordeste virando para sul, fraco a moderado, com rajadas, mais intensas no Litoral (50 a 70km/h). 

Terça-feira (07/10):

Tempo: variação de nuvens com chuva e trovoada isolada a qualquer momento, do oeste ao norte do estado, especialmente nas áreas de divisa com o PR, e a partir da tarde nas demais regiões de SC. 

Temperatura: mais baixa, com mínimas em torno de 10°C e máximas inferiores a 20°C.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Quarta-feira (08/10):

Tempo: na madrugada e manhã, permanece com chuva e trovoada isolada no norte de SC, especialmente nas áreas de divisa com o PR. A partir da tarde, sol em todas as regiões do estado.

Temperatura: mais baixa na madrugada e amanhecer, com mínimas entre 6 e 10°C, em grande parte das regiões, e máximas entre 19 e 24°C.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

O mapa apresentado neste site não segue as divisões político-administrativas do IBGE. Ele foi elaborado com base em critérios climatológicos, agrupando as regiões de Santa Catarina conforme semelhanças no regime de chuva e temperatura, o que permite uma abordagem mais precisa para fins de previsão do tempo e monitoramento climático.