Evento reuniu agricultores, estudantes e técnicos para discutir sustentabilidade, alimentação saudável e preservação ambiental
O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM) participou do 4º Encontro de Agroecologia e de Troca de Sementes, Mudas e Saberes, realizado no dia 2 de outubro, no município de Cocal do Sul, no Sul de Santa Catarina. O evento reuniu cerca de 160 participantes, entre agricultores, estudantes, técnicos e pesquisadores, em um espaço de diálogo e troca de experiências sobre práticas sustentáveis, produção de alimentos saudáveis e conservação ambiental.

Representando o CIRAM, os pesquisadores Fábio Zambonim e Valeria Pohlmann participaram das discussões abordando os sistemas agroflorestais (SAFs) e suas múltiplas dimensões, microclimáticas, hidrológicas e edáficas. Durante a apresentação, destacaram a diversidade de modelos agroflorestais e a importância do planejamento adequado do plantio, com a escolha criteriosa das espécies de acordo com suas características e interações no sistema.
Segundo os pesquisadores, os SAFs representam uma alternativa promissora para promover a resiliência climática, aumentar a biodiversidade agrícola e contribuir para a sustentabilidade da produção familiar.
O encontro também contou com uma apresentação cultural do Coral de Vozes do Bairro da Juventude, um almoço festivo e, no período da tarde, a tradicional troca de sementes, mudas e saberes, momento que fortalece a biodiversidade e incentiva a preservação ambiental.
O evento foi uma realização conjunta entre a Epagri, com destaque para o escritório municipal de Cocal do Sul e a Gerência Regional de Criciúma , a Prefeitura de Cocal do Sul, a Coopercocal, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, o Sicredi e o Cerest, reforçando o compromisso coletivo com o fortalecimento da agroecologia em Santa Catarina.
Contato:
Fábio Zambonim – zambonim@epagri.sc.gov.br
Valeria Pohlmann – valeriapohlmann@epagri.sc.gov.br