Os meteorologistas da Epagri/Ciram, Marilene de Lima e Adriano Battisti, participaram no dia 18 de novembro do Dia de Campo “Boas Práticas de Produção de Erva-Mate” em Campo Alegre, no Planalto Norte do Estado, promovido em parceria entre a Epagri e a Cooperativa de Produtores de Mate de Campo Alegre – Erva-Mate Tupan. A Cooperativa de Campo Alegre foi criada em 1938, é a ervateira mais antiga do Brasil. O extensionista de Canoinhas William Magrim Adam foi o responsável pela organização por parte da Epagri.
Recebidos pelo presidente da Cooperativa Luiz Tadeu e pelo gerente da mesma Pedro Fagundes, os meteorologistas da Epagri/Ciram apresentaram a situação atual do clima no Planeta e na região da Indicação Geográfica erva-mate do Planalto Norte, os prognósticos para os próximos meses, próximos anos, com ênfase na influência das mudanças climáticas na erva-mate. Também apresentaram a rede de estações meteorológicas monitoradas pela Epagri que registram diversos dados atmosféricos, como é feito diariamente o processo de previsão do tempo para cada região do Estado, os índices agrometeorológicos e os produtos de previsão de tempo e de clima disponíveis no portal da Epagri/Ciram.
No Dia de Campo a Presidente da Câmara Setorial da Erva-Mate no Ministério da Agricultura e Pecuária em Brasília Juliane Seleme Brehmer, palestrou sobre o mercado internacional de erva-mate e o pesquisador da Embrapa Florestas, Ives Goulart, apresentou as boas práticas de manejo de erva-mate para plantações sombreadas, parcialmente e a pleno sol.
O evento ressaltou o diferencial dos técnicos e produtores de erva mate do Planalto Catarinense, que contam com a supervisão e informação da Cooperativa e da Epagri para a agricultura catarinense diante das mudanças no clima.
Mais informações:
– Marilene de Lima, meteorologista da Epagri/Ciram, fone (48) 3665-5008
– Adriano Battisti, pesquisador da Epagri/Ciram, fone (48) 3665-5008

Figura 1 – Meteorologista Marilene de Lima em Dia de Campo na Cooperativa de Produtores de Erva-Mate– Campo Alegre/SC.