Geada em São Joaquim em dezembro

O registro de geada em Santa Catarina, durante o mês de dezembro é um evento de baixa frequência e atípico para época do ano, e foi registrado no amanhecer da quinta-feira (04/12/25) em São Joaquim. Desde 1949, quando começaram os registros, foram identificados apenas 32 casos no Estado, número baixo do fenômeno, já que o mês marca o fim da estação de primavera e início do verão.

A ocorrência de geada em dezembro costuma estar associada à atuação de massas de ar frio, que atuam no Sul do Brasil, após a passagem de frentes frias. A combinação de ar seco, céu claro e vento fraco durante a madrugada e início de manhã favorecem a perda de radiação (calor na superfície), condição para que a temperatura mínima varia entre 0°C e 4°C, resultando na formação do fenômeno.

As regiões com maior propensão à ocorrência são o Planalto Sul e pontos elevados do Meio Oeste, onde a altitude é determinante para a intensificação do resfriamento noturno.

Os 32 casos, nos últimos 76 anos, no banco de dados da Epagri/Ciram, reforçam a importância do monitoramento contínuo e estudos sobre o fenômeno. Vale ressaltar que geada nesta época do ano, ocorre em pontos isolados, geralmente em topos de morros e montanhas, com fraca intensidade, e o mais importante, não é prejudicial as culturas de frio em SC. Acompanhe sempre os boletins do tempo para seu melhorar o seu planejamento em função das condições do tempo e clima aqui. Para previsão de geada, veja este produto aqui.

Marcelo Martins e Gilsânia Cruz – Meteorologistas Epagri/Ciram