Pesquisador da Epagri/Ciram apresenta trabalho científico em simpósio organizado pela Marinha do Brasil

O pesquisador Carlos Eduardo Salles de Araújo da Epagri/Ciram apresentou o trabalho “Observação de ondas costeiras aprisionadas no litoral de Santa Catarina” no XVI Simpósio sobre Ondas, Marés, Engenharia Oceânica e Oceanografia por Satélite (OMARSAT), realizado em Cabo Frio entre os dias 24 e 28 de novembro de 2025.


O OMARSAT é um simpósio científico organizado pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), pertencente à Marinha do Brasil e realizado bienalmente desde 1995. O Simpósio contou com a participação de pesquisadores, professores e alunos de universidades e instituições de pesquisa brasileiras e estrangeiras, além de representantes de empresas públicas e privadas ligadas aos setores de meio ambiente e a indústria de óleo gás.

Na sua palestra, ministrada no auditório do evento no dia 27 de novembro de 2025, o pesquisador apresentou as atividades desenvolvidas e a infraestrutura do CIRAM, ressaltando o papel do setor de oceanografia e a importância do monitoramento costeiro para o estado de Santa Catarina.


Com relação às ondas costeiras aprisionadas, Carlos Araújo mostrou os períodos e as frequências com que essas ondas ocorrem no litoral catarinense e a sua influência nas variações do nível do mar na costa, provocando inundações costeiras em alguns eventos e, de forma oposta, marés anomalamente baixas em outros episódios. Essas marés secas podem colocar em risco a navegação de embarcações na entrada e saída de baias e estuários, gerando atrasos e prejuízos para pesca e o transporte de cargas.

O pesquisador analisou ainda a gênese dessas ondas, que são causadas tanto pelo efeito da ação dos ventos na plataforma continental sul do Brasil quanto por fenômenos climáticos globais que ocorrem no oceano Pacífico equatorial, como a oscilação de Madden e Julian – OMJ e o El Nino Oscilação Sul – ENSO.

Contato:

Carlos Eduardo Salles de Araujo, Dr.
E-mail: kadu_araujo@epagri.sc.gov.br