Chuva acima de 100 mm na Grande Florianópolis

Entre segunda e terça-feira (08 e 09/12) o processo de formação de uma ciclone extratropical entre a Argentina, Uruguai e RS provocou chuva e temporais isolados em SC, com valores de 50 a 75mm em boa parte do Estado (Figura 1). O destaque foi a terça-feira (09) a partir da madrugada e manhã na região da Grande Florianópolis, com totais de chuva acima de 100mm, chegando em 160mm em Santo Amaro da Imperatriz, em aproximadamente 6h, o que representa a média climatológica do mês inteiro de dezembro, em torno de 160mm. O evento extremo na Grande Florianópolis com sérios alagamentos e enxurradas foi provocado pela banda frontal que atuou de forma mais intensa no leste de SC, associada ao ciclone sobre o RS, e também pela influência do vento leste/nordeste e orografia da região. 

Nesta quarta-feira ainda há chance de temporais isolados em SC e intensificação do vento com agitação marítima (leia os Avisos Meteorológicos e de Mar).

Veja outros registros da rede de dados da Epagri/Ciram em:

https://ciram.epagri.sc.gov.br/agroconnect

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas da Epagri/Ciram

Figura 1 – Acumulado de chuva das útlimas 48h em SC  – Das 08h do dia 08/12/2025 ás 08h do dia 10/12/2025. (Elaboração: Maikon Alves – Técnico em Meteorologia.) Fonte: dados monitorados na Rede de Estações Epagri/Ciram. (Dados sujeitos à correção posterior.)