O projeto de pesquisa “Tecnologias Emergentes Aplicadas ao Monitoramento e Previsão Ambiental em Santa Catarina” vai selecionar seis bolsistas de nível superior para atuar na Epagri/Ciram, em Florianópolis. As áreas de interesse são meteorologia, hidrologia, aquicultura, análise de dados, monitoramento ambiental e arquitetura sustentável. As bolsas têm valores mensais de R$5.200,00.
O projeto de pesquisa é coordenado pelo pesquisador da Epagri Luis Hamilton Pospissil Garbossa e foi foi aprovado pela Chamada Pública Fapesc nº 44/2025. As inscrições para as bolsas estarão abertas de 5 a 9 de janeiro, mas os interessados já podem verificar os requisitos e documentos necessários para o processo seletivo. As vagas são de ampla concorrência e formação em diversas áreas como agronomia, engenharias, meteorologia e arquitetura. As bolsas exigem, no mínimo, seis anos de experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação. As inscrições deverão ser enviadas para o endereço inscricao_ciram@epagri.sc.gov.br.
Cronograma
O processo seletivo inclui avaliação de admissibilidade e mérito entre os dias 12 e 16 de janeiro de 2026, seguida de entrevistas no período de 19 a 23 de janeiro. O resultado preliminar será comunicado aos candidatos em 26 de janeiro, com prazo para recursos no dia 27 de janeiro. A divulgação do resultado final está prevista para 29 de janeiro, seguido do processo de celebração do termo de compromisso da bolsa junto à Fapesc.
A documentação deve ser enviada em formato PDF e inclui identificação, comprovante de residência em Santa Catarina, diplomas, comprovantes de experiência e currículo Lattes. Todas as informações, exigências e responsabilidades dos bolsistas constam no arquivo PDF abaixo, incluindo canal de contato para esclarecimentos.
Por Cléia Schmitz, jornalista Bolsista Epagri/Fapesc
Informações para a imprensa
Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri: (48) 3665-5407 / 99161-6596