Semana com sol, calor e tardes com chuva e temporais de verão
Segunda-feira (12/01):
Tempo: mais firme com presença de sol e poucas nuvens no Oeste e Meio-Oeste. Do Planalto ao Litoral, mais nuvens e chuva entre o final da manhã a tarde e noite. Na Grande Florianópolis e no Litoral Norte, mais encoberto em boa parte do dia. Há risco de temporais isolados.
Temperatura: elevada com máximas de 29°C a 32°C.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: alta pressão (massa de ar seco) no oeste de SC, frente fria no oceano e jato subtropical.
Terça-feira (13/01):
Tempo: mais firme com presença de sol e poucas nuvens no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul de SC. Nas demais regiões de SC sol no período da manhã e com mais nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite. Há risco de temporais isolados.
Temperatura: elevada com máximas de 29°C a 33°C.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: alta pressão (massa de ar seco) e cavado sobre o Sul do Brasil.
Quarta-feira (14/01):
Tempo: mais firme com presença de sol e poucas nuvens no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul de SC. Durante a tarde e noite mais nuvens, com pancadas de chuva, moderada ou forte por alguns momentos, devido a áreas de instabilidade associadas ao calor nas demais regiões catarinenses. Risco de temporais isolados.
Temperatura: alta com máximas de 32°C e 35°C.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.
Quinta-feira (15/01):
Tempo: sol e calor em SC, com mais nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Segue o risco de temporais de verão a partir da tarde.
Temperatura: alta com máximas de 32°C e 35°C.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sexta-feira (16/01):
Tempo: sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios a partir da tarde devido ao forte calor. Risco de temporais isolados a partir da tarde.
Temperatura: alta com máximas de 32°C e 36°C.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.
Marcelo Martins – Meteorologista (Epagri/Ciram)

O mapa apresentado neste site não segue as divisões político-administrativas do IBGE. Ele foi elaborado com base em critérios climatológicos, agrupando as regiões de Santa Catarina conforme semelhanças no regime de chuva e temperatura, o que permite uma abordagem mais precisa para fins de previsão do tempo e monitoramento climático.