Outono de 2024 com transição de El Niño para Neutralidade

Abril, Maio e Junho de 2024

Início do inverno no Hemisfério Sul: dia 20 de junho de 2024 às 17h51

Precipitação:

Para os meses de abril, maio e junho a previsão é de chuva próxima a acima da média climatológica, em SC. Sendo que, os maiores pontuais de chuva são esperados principalmente para o litoral nos meses de abril e maio. 

Destaque: risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania. Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais.

Climatologia (média histórica):

No trimestre as chuvas diminuem em relação aos meses de verão e a média mensal varia de 80 a 140 mm do Planalto ao Litoral e de 150 a 190 mm no Oeste e Meio-Oeste.  As chuvas são preferencialmente causadas pela passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos.

Durante o outono ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.

Temperatura:

No trimestre a previsão é de temperatura acima da média climatológica, em SC. Abril começa quente em SC e no fim do mês e principalmente em maio chegam as primeiras massas de ar frio, com queda mais acentuada da temperatura e formação de geada, especialmente do Extremo Oeste ao Planalto. A partir de junho, as massas de ar frio provocam frio mais abrangente, com formação de geada ampla em Santa Catarina. Episódios de neve podem ocorrer associados às massas de ar frio, sobretudo no Planalto Sul e em junho. Por outro lado, também são esperados dias consecutivos de temperatura elevada (acima de 30ºC), caracterizando veranicos. Outra caraterística da estação são os nevoeiros, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Em fevereiro de 2024 a TSM permaneceu aquecida, com anomalia positiva próxima de 1,0°C e 1,5°C na maior parte do Pacífico Equatorial (Figura 1), devido à atuação do El Niño. Em março de 2024 observa-se diminuição de TSM em toda a área de monitoramento no Pacífico Equatorial, com anomalia variando de 0,5°C a 1,5°C (Figura 2) e com anomalia negativa (-0,5°C a -1,0°C) no Niño 1+2, próximo à costa do Peru.

Para os próximos meses a previsão é de término do fenômeno El Niño, passando a Neutralidade no outono e com configuração do fenômeno La Niña no decorrer do inverno.

Figura 1 – Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em fevereiro de 2024. Fonte: IFSC.

Figura 2 – Anomalia da TSM no Pacifico e Atlântico, 01 a 24 de março de 2024.

Fonte: IFSC.

Elaboração do boletim: Gilsânia Cruz e Marilene de Lima (Meteorologistas).

Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, ALERTABLU, CIGERD e UFRGS.