O que é a previsão de colheita da maçã?
É uma ferramenta de visualização de mapas que mostra as datas mais prováveis de colheita das diferentes cultivares de maçã do estado de Santa Catarina, assumindo-se para cada cultivar sete cenários diferentes de datas de início da floração. Esses mapas podem ser utilizados por agricultores, extensionistas rurais e cooperativas agrícolas para o planejamento da colheita e posterior armazenagem dos frutos em câmaras frias.
De onde vem os dados e como são gerados os mapas?
A base climática de temperatura ERA5-land (disponível na plataforma Copernicus da União Europeia) foi utilizada para o cálculo dos graus dia (GD) e da soma térmica acumulada. Adotou-se o período de 1991 até abril de 2021 para se calcular a climatologia das datas médias de colheita, de forma a se incluir as safras de 1991 até 2020. Para a geração dos mapas considerou-se quatro classes de somas térmicas: 1750 GD (cultivares Imperatriz, Lis Gala e Monalisa), 1850 GD (Condessa), 2350 GD (Castel Gala e Daiane), 2700 GD (Fuji Suprema e Baronesa). Para cada classe de soma térmica simulou-se sete diferentes cenários, representando os decêndios de início da floração dos pomares, começando no segundo decêndio de agosto e indo até o segundo decêndio de outubro. A referência da data de início das somas térmicas foi o meio dos decêndios. Dessa forma foram gerados 28 mapas, cada um representando uma data provável de colheita de uma cultivar específica de maçã e para um determinado cenário (decêndio) de início da floração.
Como utilizar e interpretar os mapas?
Os mapas das datas prováveis para a colheita da maçã são visualizados em diferentes cores que representam os decêndios de colheita para cada localidade. No canto inferior esquerdo da imagem existe uma legenda que relaciona uma cor para cada decêndio, assim como o total da soma térmica da cultivar e o cenário com a data de floração utilizado com referência para o início da soma térmica.
Acesse o folder técnico aqui.