Mapa do Arroz em Santa Catarina

O arroz é o segundo cereal mais cultivado no mundo, ocupando uma área aproximada de 163 milhões de hectares e apresentando bom potencial produtivo. No Brasil, o cereal responde por cerca de 25% da área irrigada no Brasil e está concentrado principalmente nos territórios do Rio Grande do Sul (72%), Santa Catarina (11%) e Tocantins (8%).

Diante desta importante cultura, a Epagri/Ciram em conjunto com a Conab, realizou o mapeamento da cultura em todo o estado. A metodologia utilizou como base as imagens provenientes da missão SENTINEL-2, composta pelos satélites S2A e S2B, com resolução espacial de 10m, e resolução temporal de 5 dias, além disso foram utilizados também imagens do sensor MODIS, para a validação dos dados. Ao todo, 94 municípios foram selecionados para o mapeamento, totalizando 149.591ha de arroz irrigado no Estado.

Os dados podem ser visualizados na plataforma Agroconnect da Epagri/Ciram (https://ciram.epagri.sc.gov.br/agroconnect/),
bem como na plataforma Mapeamentos Agrícolas da Conab (https://portaldeinformacoes.conab.gov.br/mapeamentos-agricolas.html).

Para maiores detalhes, consultar o folder (https://ciram.epagri.sc.gov.br/ciram_arquivos/site/documentos/painel/cartilha_mapeamento_arroz_irrigado_sc.pdf).

Contato:

Kleber Trabaquini
E-mail: kleber@epagri.sc.gov.br

Redes sociais

EPAGRI/CIRAM

Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina
Rodovia Admar Gonzaga, 1347 – Itacorubi
Florianopolis, SC – Brasil – CEP 88034-901
Fone: (48) 3665-5006

PUBLICAÇÕES

Pular para o conteúdo