Monitoramento do Frio

O Informe Técnico (IT) sobre o monitoramento do frio tem por objetivo apresentar e interpretar as informações sobre as horas de frio ≤7,2°C, as unidades de frio e as temperaturas em diferentes localidades monitoradas no estado de Santa Catarina. Além disso, visa auxiliar a tomada decisão de fruticultores, técnicos, estudantes do setor, orientando todos os atores da cadeia produtiva sobre a época de aplicação e a concentração dos tratamentos para indução química da brotação em fruteiras de clima temperado bem como recomendar as técnicas de manejo e tratos culturais mais adequadas para esse período.

Os pesquisadores André Amarildo Sezerino e Marcelo Couto da Epagri/Estação Experimental de Caçador, conjuntamente com o pesquisador Angelo Mendes Massignam e a analista de sistemas Joelma Miszinski da Epagri/Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina elaboram o Informe Técnico mensalmente a partir do mês junho até o mês de setembro de cada ano sendo disponibilizado na primeira semana de cada mês.

Vale salientar que os gráficos e os dados disponibilizados no site do monitoramento do frio são atualizados diariamente.

Horas de Frio <=7,2ºC

Figura 1. Total de horas de frio (HF ≤ 7,2 °C) acumuladas no período atual e média histórica do total de horas de frio para algumas localidades de Santa Catarina.

 

*Média das HF observadas nas estações automatizadas 2418 – Liberata e 2419 – Butiá Verde.

 

*Média das HF e UF observadas nas estações automatizadas 2418 – Liberata e 2419 – Butiá Verde.

Unidades Frio

Figura 2. Total de unidades de frio (Método Carolina do Norte Modificado) acumuladas no período atual e média histórica do total de unidades de frio para algumas localidades de Santa Catarina.

 

*Média das UF observadas nas estações automatizadas 2418 – Liberata e 2419 – Butiá Verde.

Para visualizar as imagens ampliadas, clique nas figuras.

Horas de Frio

Figura 3. Total de horas de frio (HF≤7,2°C) acumuladas no período atual e média histórica do total de horas de frio de 2008 a 2024 em nove localidades de SC.


Figura 4. Total de horas de frio (HF≤7,2°C) acumuladas no período atual, média histórica do total de horas de frio de 2008 a 2024 e cenário pessimista e otimista para o período atual, em nove localidades de SC.

Unidades de Frio

Figura 5. Total de unidades de frio estimadas pelo modelo Carolina do Norte Modificado (Ebert et. al.1986), acumuladas no período atual e média histórica do total de unidades de frio de 2008 a 2024 em nove localidades de SC.


Figura 6. Total de  unidades de frio estimadas pelo modelo  Carolina do Norte Modificado (Ebert et. al. 1986), acumuladas no período atual, média histórica do total de unidades de frio de 2008 a 2024 e cenário pessimista e otimista para o período atual, em nove localidades de SC.

São Joaquim



Fraiburgo



Campos Novos



Caçador



Lages



Bom Retiro



Videira



Urussanga



Para visualizar as imagens ampliadas, clique nas figuras.

Fonte dos dados: Epagri/Ciram

Referência bibliográfica: EBERT, A.; BENDER, R.J.; PETRI, J.L.; BRAGA, H.J. First experiences with chill-unit models in Southern Brazil. Acta Horticulturae, Belgium, v. 184, p. 79-86, 1986.

Redes sociais

EPAGRI/CIRAM

Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina
Rodovia Admar Gonzaga, 1347 – Itacorubi
Florianopolis, SC – Brasil – CEP 88034-901
Fone: (48) 3665-5006

PUBLICAÇÕES

Pular para o conteúdo