Monitoramento do Frio

O Boletim de Monitoramento do Frio tem por objetivo divulgar os dados de Unidades de Frio Modelo Carolina do Norte Modificado e Horas de Frio igual ou abaixo de 7,2 ºC, visando o acompanhamento do frio para a dormência das Fruteiras de Clima Temperado e a orientação para o uso dos indutores de brotação.

Os boletins são elaborados mensalmente pela equipe  Dr. André Amarildo Sezerino e Marcelo Couto - Epagri/Estação Experimental de Caçador e disponíveis na primeira semana de cada mês.

Os gráficos/dados disponíveis são atualizados no final da manhã de cada dia útil.

Unidades de Frio

Figura 01 - Total de unidades de frio (UF) acumulada pelo Modelo Carolina do Norte Modificado (Ebert et. al, 1986) para o período e média histórica para o mesmo período para várias localidades de Santa Catarina.

 

Tabela 01 - Total de unidades de frio (UF) acumulada pelo Modelo Carolina do Norte Modificado (Ebert et. al, 1986) para o período, média histórica para o mesmo período e número de anos utilizados para a média histórica para várias localidades de Santa Catarina.

 

Horas de Frio <=7,2ºC

Figura 02 - Total de horas de frio (HF ≤ 7,2 °C) acumulada para o período e média histórica para o mesmo período para várias localidades de Santa Catarina.

 

Fonte dos dados: Epagri/Ciram

Referência bibliográfica: EBERT, A.; BENDER, R.J.; PETRI, J.L.; BRAGA, H.J. First experiences with chill-unit models in Southern Brazil. Acta Horticulturae, Belgium, v. 184, p. 79-86, 1986.

Redes sociais

EPAGRI/CIRAM

Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina
Rodovia Admar Gonzaga, 1347 – Itacorubi
Florianopolis, SC – Brasil – CEP 88034-901
Fone: (48) 3665-5006

PUBLICAÇÕES

Pular para o conteúdo