Monitoramento do Frio

O Boletim de Monitoramento do Frio tem por objetivo divulgar os dados de Unidades de Frio Modelo Carolina do Norte Modificado e Horas de Frio igual ou abaixo de 7,2 ºC, visando o acompanhamento do frio para a dormência das Fruteiras de Clima Temperado e a orientação para o uso dos indutores de brotação.

Os boletins são elaborados mensalmente pela equipe  Dr. André Amarildo Sezerino e Marcelo Couto - Epagri/Estação Experimental de Caçador e disponíveis na primeira semana de cada mês.

Os gráficos/dados disponíveis são atualizados no final da manhã de cada dia útil.

Horas de Frio <=7,2ºC

Figura 1. Total de horas de frio (HF ≤ 7,2 °C) acumulada e média histórica do total de horas de frio para algumas localidades de Santa Catarina.

 
 

Unidades Frio

 

Horas de Frio

Figura 2. Total de horas de frio (HF ≤ 7,2 °C) acumulada do período atual e média histórica do total de horas de frio para o período de 2008 a 2024 para nove localidades de Santa Catarina.


Figura 3. Total de horas de frio (HF ≤ 7,2 °C) acumulada do período, média histórica do total de horas de frio para o período de 01/04 à 30/09/2024 e cenário pessimista e otimista para o período atual, para nove localidades de Santa Catarina.

Unidades de Frio

Figura 4. Total de unidades de frio (Carolina do Norte Modificado) acumulada para período atual e média histórica do total de unidades de frio para o período de 2008 a 2024 para nove localidades de Santa Catarina.

 

 

Figura 5. Total de  unidades de frio (Carolina do Norte Modificado) acumulada para o período atual, média histórica do total de unidades de frio para o período de 01/04 à 30/09/2024 e cenário pessimista e otimista para o período atual, para nove localidades de Santa Catarina.

Para visualizar as imagens ampliadas, clique nas figuras.

São Joaquim



Fraiburgo



Campos Novos



Caçador



Lages



Bom Retiro



Videira



Urussanga



Para visualizar as imagens ampliadas, clique nas figuras.

Fonte dos dados: Epagri/Ciram

Referência bibliográfica: EBERT, A.; BENDER, R.J.; PETRI, J.L.; BRAGA, H.J. First experiences with chill-unit models in Southern Brazil. Acta Horticulturae, Belgium, v. 184, p. 79-86, 1986.

Redes sociais

EPAGRI/CIRAM

Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina
Rodovia Admar Gonzaga, 1347 – Itacorubi
Florianopolis, SC – Brasil – CEP 88034-901
Fone: (48) 3665-5006

PUBLICAÇÕES

Pular para o conteúdo