Tecnologias desenvolvidas na Epagri/Ciram são apresentadas na Festa da Cebola em Ituporanga

O Ciram participa da 26ª edição da tradicional Festa da Cebola 2022 em Ituporanga/SC. A organização aguarda cerca de 150 mil pessoas ao longo dos dias de evento, que tem como um dos objetivos principal de destacar a agricultura e qualidade da cebola produzida na cidade e que abastece cerca de 14% do mercado nacional.


Os técnicos do Ciram, Roberto Carlos da Silveira e Rafael Sizani, participam em mais esta edição, monstrando aos visitantes as tecnologias e conhecimentos gerados pelos técnicos do Centro de Informações Ambientais e de meteorologia (CIRAM) da Epagri.
Durante quatro dias, de 07 a 10 de abril, serão explicados ao público o funcionamento de uma Estação meteorológica automática com telemetria.

Atualmente a Epagri conta com aproximadamente 190 unidades instaladas em Santa Catarina que transmitem dados horários de radiação solar, temperatura e umidade relativa do ar, velocidade e direção dos ventos, pressão atmosférica, molhamento foliar e precipitação pluviométrica. Estes dados podem ser acessados na Home Page “Agroconnect”. Nesta Home Page podem ser acessados a favorabilidade climática de várias doenças das culturas cultivadas em Santa Catarina e demais informações de monitoramento climático.

Além das tecnologias de monitoramento e previsão do tempo e clima, está sendo apresentado também o sistema de monitoramento apícola, no qual os pesos horários de colmeias e variáveis climáticas como temperatura e umidade relativa do ar no interior das colmeias e a precipitação pluviométrica, temperatura e umidade relativa do ar em ambiente do apiário. As informações podem ser acessadas na Home Page do Apis On-line https://ciram.epagri.sc.gov.br/apicultura/monitor-colmeias.jsp. Esta tecnologia inovadora será ampliada durante os próximos dois anos em projetos da Epagri.

Contato:

Hamilton Justino Vieira

E-mail: vieira@epagri.sc.gov.br

Telefone: (48) 3665-5006