Equipe de monitoramento hidrológico da Epagri recebe treinamento para operação de novo medidor acústico de vazão

Foto 1. Medição de vazão no rio Braço do Norte utilizando o medidor acústico de vazão RiverRay-ADCP.
Fonte: Patrícia Sotério-CPRM

Na semana passada (04 a 06/04/2022) ocorreu o treinamento prático da equipe de monitoramento hidrológico da Epagri para a utilização do novo medidor acústico de vazão RiverRay-ADCP. O treinamento foi ministrado pela Técnica em Hidrologia do Serviço Geológico do Brasil-CPRM de Criciúma, Patrícia Sotério, que realizou medições de vazão nos rios da Amazônia durante 3 anos utilizando esse tipo de equipamento.

Foto 2. Preparação e montagem dos equipamentos para medição de vazão.
Fonte: José Luiz Rocha Oliveira-Epagri/Ciram
Foto 3. Configuração dos parâmetros técnicos do RiverRay-ADCP.
Fonte: José Luiz Rocha Oliveira-Epagri/Ciram

Foram abordados assuntos como: configurações do programa e do equipamento, calibração da bússola do ADCP, teste de fundo móvel do leito do rio, travessias para medição de vazão e pós-processamento e análise dos dados. A parte inicial do treinamento se deu na Estação Experimental da Epagri em Urussanga – EEUR, já as atividades de campo utilizando o ADCP foram realizadas na Estação Hidrológica da Agencia Nacional de Águas e Saneamento Básico -ANA em Braço do Norte-SC. O encerramento do treinamento, que envolveu o pós-processamento e análise dos dados, ocorreu na sede da CPRM de Criciúma. Participaram pela Epagri os técnicos da EEUR, João Rodrigues, Renan Boaroli e Lucas Almeida, e o engenheiro do setor de hidrologia da Epagri/Ciram, José Luiz Rocha Oliveira.

Foto 4. Início da travessia de medição de vazão com o RiverRay-ADCP.
Fonte: José Luiz Rocha Oliveira-Epagri/Ciram

O novo equipamento, que foi enviado pela ANA para a operação das estações hidrológicas monitoradas pela Epagri, será utilizado nas medições de vazão dos rios da Vertente Atlântica de Santa Catarina. Ele se junta aos outros já utilizados pela Epagri para a mesma finalidade, aprimorando e dando continuidade à obtenção de dados de campo de qualidade, que podem ser acessados no Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) (http://www.snirh.gov.br/hidroweb).

Contato:

José Luiz Rocha Oliveira
E-mail: joseoliveira@epagri.sc.gov.br