Epagri lança o “Sistema Solos Epagri” para celebrar o Dia Mundial do Solo

Um grande volume de dados de solos foi produzido na Epagri ao longo dos anos. Esses dados denominados “legados” fazem parte do acervo de dados produzidos em projetos e representam uma ampla gama de informações sobre os solos do estado de Santa Catarina. O nível de detalhe e a qualidade dos dados variam entre as diversas fontes.

Com o objetivo de recuperar, harmonizar e integrar esses dados em uma base digital única e segura foi desenvolvido o “Sistema Solos Epagri” pelas equipes de pesquisa de solos e da TI da Epagri/Ciram. Criado para visualização, consulta e download de dados e metadados, esse sistema funciona como um repositório para os dados de solos produzidos pela Epagri que seguem a padronização estabelecida. Também permite o armazenamento dos dados em escala espaço-temporal.

Tela Inicial Sistema Solos Epagri


O acesso ao Sistema via web facilita a visualização dos dados, dos técnicos responsáveis e das regiões mapeadas. Garante que os usuários utilizem os dados na sua integralidade, dá visibilidade aos dados produzidos e funciona como uma ferramenta no planejamento de novos projetos de pesquisa e ações da extensão rural da Epagri que utilizam dados de solos. Facilita a comunicação e integração entre os usuários.

Atualmente o Sistema conta com 1134 pontos amostrados de solos totalizando 2296 horizontes diagnósticos em 104 municípios catarinenses. O Sistema exige continuidade e está em constante desenvolvimento e alimentação à medida que novos dados forem sendo produzidos. A inserção e o armazenamento dos dados no sistema requer o esforço colaborativo de técnicos da Epagri que produzem dados de solos.

O acesso público permite a visualização e consulta dos metadados de solos.

Links para acesso:

Público: https://ciram.epagri.sc.gov.br/solos/
Restrito: https://ciram.epagri.sc.gov.br/solos/login

Contato:

Elisângela Benedet da Silva
E-mail: elisangelasilva@epagri.sc.gov.br