Equipe de monitoramento hidrológico da Epagri recebe treinamento da ANA

Foto 1. Programação de Datalogger Vaisala.
Fonte: José Luiz Rocha Oliveira-Epagri/Ciram

Nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2023 ocorreu o treinamento prático da equipe de monitoramento hidrológico da Epagri em “Boas Práticas de Operação e Manutenção de Plataformas de Coletas de Dados – PCDs, Medidores Acústicos de Vazão e Sondas de Qualidade de Água”. O treinamento foi ministrado pelos especialistas em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, Fabrício Vieira Alves e Matheus Marinho de Faria, Coordenador de Operação da Rede Hidrometeorológica Nacional.

Foto 2. Configuração de sensores.
Fonte: José Luiz Rocha Oliveira-Epagri/Ciram

Foram abordados assuntos como: Boas práticas de operação e manutenção de Plataformas de Coletas de Dados – PCDs (Programação de Dataloggers; Teste de Transmissão GOES; Download de Dados; Configuração de sensores de chuva, pressão, radar e borbulhador; Solução de problemas), Boas práticas de operação de Medidores Acústicos de Vazão (Procedimento de medição; Uso dos softwares; Análise dos dados, pós-processamento e qualificação de medições), Boas práticas de operação de sondas multiparamétricas de qualidade de água.

Foto 3. Estação hidrológica telemétrica ANA em operação no rio Tubarão – Estação Rio do Pouso/Tubarão-SC.
Fonte: João Rodrigues-Epagri/EEUrussanga
Foto 4. Medido acústico de vazão em operação no rio São Bento – Estação Serrinha Jusante/Siderópolis-SC.
Fonte: Lucas Alves-Epagri/EEUrussanga
Foto 5. Sonda multiparamétrica de qualidade de água em operação no rio Amola Faca – Estação Turvo/Turvo-SC.
Fonte: Renan Boaroli-Epagri/EEUrussanga

O treinamento se deu na Epagri/Ciram em Florianópolis e participaram pela Epagri/EEUrussanga os técnicos, João Rodrigues, Renan Boaroli e Lucas Almeida, e pela Epagri/Ciram o técnico Rafael Borges, do setor de monitoramento agroambiental, e os engenheiros do setor de hidrologia, José Luiz Rocha Oliveira e Yuri Vieira de Oliveira.

A Epagri opera as estações na vertente Atlântica de Santa Catarina da Rede Hidrometeorológica Nacional da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico desde o ano de 2001. O treinamento proporciona a atualização da equipe que atua no monitoramento hidrológico, aprimorando e dando continuidade à obtenção de dados de campo de qualidade, que podem ser acessados no Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) (http://www.snirh.gov.br/hidroweb) e no Rios On-Line da Epagri/Ciram (https://ciram.epagri.sc.gov.br/rios-online/).

Contato:
José Luiz Rocha Oliveira
Epagri/Ciram – Hidrologia
E-mail: joseoliveira@epagri.sc.gov.br