Chuva de 170mm em 72h no Oeste de SC

Desde o último domingo (09/07) a chuva foi persistente e intensa no Oeste de SC. Nas últimas 72h (entre 10 e 12/07) os totais acumulados variaram de 100 a 170mm na região, ultrapassando nos municípios de Maravilha e Saudades, conforme pode ser observado na Figura 1 (Veja aqui em tempo real). A média mensal de precipitação na região fica em torno de 140mm, ou seja, a média de julho já foi superada.

A chuva esteve associada à presença de um cavado (área alongada de baixa pressão), a corrente de jato em altos níveis da atmosfera (Jato Subtropical) e a contribuição da umidade vinda da Amazônia (Jato de Baixos Níveis). Esses sistemas provocaram chuva volumosa no Meio-Oeste, Planalto Norte e parte do Vale do Itajaí nos últimos dias.

Também ocorreram tempestades severas com raios e até queda de granizo nos últimos dias. Na manhã de terça-feira (11/07), segundo a nota técnica do CIGERD, houve uma microexplosão no município de Herval do Oeste, no Meio-Oeste de SC.

Os valores de precipitação diminuem gradativamente nas próximas 24h, porém ainda ocorrem temporais localizados, ver detalhes aqui. E ventania em SC (link).

A partir de quinta-feira (13/07) a temperatura declina acentuadamente em SC, com previsão de chuva congelada e/ou neve na serra catarinense, entre a noite e madrugada de sexta, dia 14/07. Veja os detalhes aqui.

Marcelo Martins e Gilsânia Cruz – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais. Procure sempre as informações em sites oficiais.

Epagri/Ciram no Facebook e @epagriciram no Twitter .

Figura 1 – Precipitação acumulada em SC em 72 horas (entre 10 e 12/07/2023 09:00 h e 06/07/2023 09:00h).

Fonte: Estações meteorológicas monitoradas na Epagri/Ciram. Dados sujeitos a correção posterior.