10 anos da neve mais ampla que atingiu SC

Nos dias 22 a 25/07/2013 ocorreu o episódio de neve mais amplo nos registros da Epagri/Ciram, atingindo a maioria das regiões de SC, totalizando 126 municípios (Figura 1). A maior parte dos registros ocorreu nos dias 22 e 23/07, enquanto nos dias 24 e 25/07, a neve ficou restrita aos municípios do Planalto Sul. O evento foi histórico também devido à ocorrência da precipitação de neve no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, onde os registros são bem raros. Na Grande Florianópolis foi a primeira vez que houve registro oficial de neve. No período, a neve atingiu todos os estados do Sul do Brasil e países vizinhos. No Planalto Norte de SC houve acúmulo de neve, com muitos prejuízos para a agricultura e edificações em Papanduva. Além da neve, a chuva congelada foi registrada em muitos municípios catarinenses. Não dá para afirmar que não houve outros registros de neve tão amplos assim em SC, nas últimas décadas, ou similares, pois nos dias de hoje câmeras digitais são comuns e, logo em seguida que ocorre o fenômeno, imagens e vídeos são disponibilizados na internet.

A neve de julho de 2013 ocorreu devido à formação de um ciclone extratropical próximo à costa, associado a um sistema frontal, e avanço de um anticiclone intenso com deslocamento continental, provocando o fenômeno friagem, quando o frio chega ao norte do país, impulsionado pelo ciclone. Esse padrão atmosférico ocorre com maior frequência e é considerado na literatura como o padrão clássico para ocorrência do fenômeno. A ampla abrangência se deve especialmente à intensidade dos sistemas meteorológicos que atuaram durante o evento e à posição do ciclone extratropical.

 Os episódios de neve são comuns em países de latitudes médias e altas, em regiões com cadeias de montanhas e/ou cordilheiras, e principalmente nos polos. Nas faixas litorâneas e vales, os eventos são mais raros. Boa parte do Sudeste e principalmente a região Sul do país, registram neve no Brasil. Santa Catarina é o Estado Brasileiro com mais ocorrência do fenômeno. Estas regiões se encontram em uma zona temperada, que recebe a influência de sistemas meteorológicos oriundos do Equador e da Antártica. O relevo do Estado é bastante acidentado, possuindo regiões com montanhas e morros. Grande parte do Oeste e Meio-Oeste, tem altitude superior a 800 metros e, principalmente no Planalto, os valores de altitude ultrapassam os 1000 metros. Estes fatores, associados aos elementos meteorológicos umidade e temperatura baixa, favorecem a ocorrência do fenômeno em SC. É comum nevar nos meses de julho e agosto (inverno) e, por vezes, no final do outono (maio/junho) e em setembro, no início da primavera.

Nevascas são registradas em países em que o frio predomina. O que é registrado em território Brasileiro são Nevadas ou períodos Nivosos. Os meses com mais registros são os de julho e agosto em SC. A região com mais registros é o Planalto Sul, especialmente os municípios de São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra, dentre outros. A Epagri/Ciram registra o fenômeno desde o início da década de 90 para todas as regiões catarinenses.

Figura 1 – Municípios com ocorrência de neve em Santa Catarina, nos dias 22 e 23/07/2013. Elaboração: Maikon Alves / Anderson Monteiro – Técnicos em Meteorologia.

Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues – Meteorologistas (Epagri/Ciram)