Inverno de 2023 com pouco frio em SC

Faltando apenas um mês para começar a primavera no Hemisfério Sul (23 de setembro, às 03h50min), pode se dizer que o inverno de 2023 vem configurando como o previsto pela Epagri/Ciram, ou seja, temperaturas mais elevadas e poucos episódios de frio. O primeiro boletim para estação apontava um inverno com pouco frio em SC.

O que mais marcou a estação até o momento foi a ausência de frio rigoroso e duradouro, foram poucos episódios de geada, mais frequentes nas áreas altas do Planalto Sul, e um caso de neve passageira em julho.

Com relação à temperatura, a mínima ficou bem acima do esperado nos dois primeiros meses de inverno. Foi analisado o período de 21 de junho (início da estação) ao dia 21 de agosto de 2023. Na Tabela 1, pode-se observar por região, os valores de temperatura mínima e máxima.

Tabela 1 – Temperatura mínima e máxima do ar, no período de 21 de junho a 21 de agosto de 2023.

Em boa parte do Estado, a temperatura mínima ficou acima de zero grau (Tabela 1). Valores negativos só ocorreram no Meio-Oeste e especialmente no Planalto Sul. Na região do Meio-Oeste, o dia mais frio foi em Fraiburgo, -0,9°C (15 de julho de 2023). Já, no Planalto Sul, Bom Jardim da Serra teve 3,8°C abaixo de zero, no dia 30 de julho de 2023, valor bem distante do menor do ano que foi -6,8°C, ocorrido no outono, em 19 de junho de 2023.

Em relação a temperatura máxima observa-se valores altos para o inverno, acima de 30°C em quase todo o Estado (Tabela 1). As áreas altas de SC também registraram valores de 27 a 29°C, como no Meio-Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul. A maior temperatura registrada no inverno foi de 34,4°C, em Criciúma, no dia 17 de agosto de 2023.

Fazendo uma análise da temperatura mínima abaixo dos 5°C e dias consecutivos, nos últimos dois meses, observa-se que o período máximo foi de 3 dias na maioria das regiões. Somente o Meio-Oeste e o Planalto Sul tiveram mais dias consecutivos de frio, especialmente em Bom Jardim da Serra, que possui altitude de 1.810 m. A percepção das pessoas está correta, foram poucos dias de frio em SC. Essa condição refletiu diretamente no registro de geada, o fenômeno foi observado mais na Serra devido a altitude e muito pouco em regiões comuns como o Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte.

Analisando os dias de temperatura acima de 25°C e consecutivos observou-se que foram muitos, como o esperado. As regiões do Extremo Oeste e Grande Florianópolis Litorânea tiveram 7 dias seguidos de calor e temperaturas que superaram os 30 °C em alguns dias.

Em relação à quebra de recordes não houve de temperatura mínima. No dia 19 de junho, no outono, foi muito frio com alguns recordes de temperatura mínima quebrados, porém no inverno, pelo menos até agora não houve extremos históricos. Já, em relação a máxima, foram inúmeras quebras de recorde. Alguns destaques: Florianópolis, estação dos Carijós em Jurerê Internacional com 32,1°C no dia 25/06. Santo Amaro da Imperatriz com 33,3°C no dia 06/07. Dia 10/06, em Joinville com 33,8°C (a maior da estação até agora). No Litoral Sul, Criciúma, teve o mesmo registro de Joinville com 33,8°C só que registrado em 23 de julho. Agosto também ocorreu quebra de recorde em Camboriú, 32,5 °C no dia 07/08.

Ainda tem um mês de inverno e nos próximos dias o frio retorna ao Estado, veja os detalhes aqui. Acompanhe diariamente as previsões do tempo nos boletins do tempo, avisos meteorológicos, meteogramas e também em nossas redes sociais.

Marcelo Martins e Gilsânia CruzMeteorologistas (Epagri/Ciram)

Joelma MiszinskiAnalista de Sistemas (Epagri/Ciram)