El Niño forte nos próximos meses

O Bureau Governamental Australiano de Meteorologia indica a permanência do fenômeno El Niño, nos próximos três meses. Na Figura 1, observa-se que a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) segue elevada em todo do Pacífico Equatorial, característica no fenômeno. Para os próximos meses a previsão é de El Niño com intensidade forte, atingindo o pico máximo em Nov/Dez e Jan. O fenômeno deve persistir até o verão de 2023/2024.

Figura 1 – Diferença da média de temperatura da superfície do mar para o trimestre OUT-SET-NOV. Dado Bureau Governamental de Meteorologia da Austrália.

A Figura 2 mostra a chance de El Niño até fevereiro de 2024. Os dados apontam que na região 3.4, a mais relevante influenciadora da condição do tempo e clima no Sul do Brasil, resulta em intensidade forte.

Figura 2– Porcentagem de permanência do fenômeno El Niño até fevereiro de 2024. Dado Bureau Governamental de Meteorologia da Austrália.

O NCEP dos Estado Unidos (Centro Nacional de Previsão Ambiental) também aponta a intensidade forte, segundo o conjunto de modelos climáticos (Figura 3).

Figura 3 – Previsão do fenômeno El Niño no primeiro semestre de 2024. Dado: modelos climáticos do NCEP.

Marcelo Martins e Gilsânia Cruz – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais. Procure sempre as informações em sites oficiais.

Epagri/Ciram no Facebook e @epagriciram no Twitter .