El Niño confirmado pelo Índice Oceânico de monitoramento do Pacífico

O fenômeno El Niño caracterizado pelo aumento da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Oceano Pacífico Equatorial Leste e enfraquecimento dos ventos alísios, ou seja, o Oceano Pacífico e a Atmosfera em acoplamento desde o outono foi confirmado no último dia de outubro de 2023 pelos valores do ONI.

A caracterização feita por meio do cálculo do Índice Oceânico Niño (Oceanic Niño Index – ONI), definido pela média móvel trimestral da anomalia de temperatura da superfície do mar (ATSM), para a região do Niño 3.4, por no mínimo cinco meses consecutivos, registrou anomalia igual e maior que 0,5°C, associada a El Niño, como mostra a tabela na Figura 1 (valores em vermelho).

Figura 1 – Tabela Índice Oceânico Niño (Oceanic Niño Index – ONI) para os trimestres de 2020 a 2023, (Fonte NOAA – National Oceanic and Atmospheric Administration).

A TSM de outubro apresentou média mensal acima do esperado para o mês (Figura 2) e na semana de 29/10 a 05/11/2023 as águas continuaram quentes no Pacífico Equatorial apresentando temperatura maior na área oeste, próxima da Indonésia (Figura 3). A previsão indica a permanência do El Niño durante o verão de 2023/2024.

Figura 2 – Anomalia da TSM no Pacifico, em outubro de 2023. (Fonte CPC NCEP NOAA).

Figura 3 – TSM no Pacifico, 29/10 a 05/11/2023. (Fonte CPC NCEP NOAA).

Marilene de Lima e Gilsânia Cruz – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais. Procure sempre as informações em sites oficiais.

Epagri/Ciram no Facebook e @epagriciram no Twitter .