Novembro com ocorrência de 5 tornados em SC

Outubro e novembro têm sido meses complicados para o estado de Santa Catarina, como previsto pelos meteorologistas da Epagri/Ciram, marcados por totais elevados de chuva (bem acima da média climatológica), que resultaram em sérios alagamentos e enchentes, e muitos estragos causados por tempestade severa associada a chuva forte, intensa atividade elétrica, vendavais e granizo.

Em novembro foram confirmados pela Defesa Civil de SC a ocorrência de 5 tornados até o momento, em Cunha Porã (03/11), Tubarão (11/11), Itá (16/11), Sombrio e Urupema no dia 18/11. Todo esse pacote de evento extremo está associado a uma primavera marcada pela atuação do fenômeno El Niño de forte intensidade, responsável nesta estação do ano por manter ativo e intenso os sistemas meteorológicos instáveis no Sul do Brasil.  

O Tornado é uma violenta coluna de ar giratória, em formato de nuvem-funil, que se estende de uma nuvem de tempestade até tocar a superfície do solo. Quando são formados sobre o mar são chamados de Tromba D`Água. São fenômenos meteorológicos associados a tempestade severa, registrada com frequência em SC neste mês de novembro. Os tornados resultam de uma supercélula (nuvens com intenso desenvolvimento vertical e topo frio). As supercélulas são fortes tempestades que apresentam rotação, essencial para a formação de um tornado. Elas possuem alto potencial para provocar danos associados a ventos fortes, como destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica. Para confirmação do tornado é feita uma análise combinada das imagens de radar e de fotos e vídeos do local atingido pela supercélula.

Figura 1 – Ilustração de um tornado

Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais. Procure sempre as informações em sites oficiais.

Epagri/Ciram no Facebook e @epagriciram no Twitter .