2023 com chuva intensa e temperatura alta em SC

O fenômeno El Niño de 2023 foi responsável pela chuva intensa na primavera, com totais acima da média no Sul do Brasil, em especial nos meses de outubro e novembro. Outra consequência do fenômeno no Sul do país são as temperaturas acima da média mensal. Cada região possui uma média mensal, não podemos comparar a média de temperatura máxima do litoral com a média da Serra. Na Figura 1 observa-se o maior registro de temperatura máxima do ar em cada mês do ano. Normalmente os maiores valores ocorrem no verão e na primavera. O reflexo do El Niño em relação às temperaturas começou no inverno, que foi mais quente do que o normal, e principalmente na primavera. Os valores foram acima dos 40°C no Litoral Sul, nos meses de setembro e novembro, maiores do que no verão, porém em outubro a média diminuiu por causa do excesso de chuva no estado.

Para saber como será o verão em relação as temperaturas no estado, leia mais aqui.

Marcelo Martins e Gilsânia Cruz – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais. Procure sempre as informações em sites oficiais.

Epagri/Ciram no Facebook e @epagriciram no Twitter .

Figura 1 – Maior temperatura máxima do ar mensal entre janeiro a novembro de 2023. Elaboração: por Kellen Martarello – Técnica em Meteorologia.

Fonte: Estações meteorológicas INMET, monitoradas em Epagri/Ciram.