Prevenção com calor de 40°C em SC

Nos próximos dias (15 a 18/12) uma massa de ar quente mantém as temperaturas altas em SC, com máximas acima de 32°C na maioria das regiões catarinenses e próximo de 40°C no Extemo Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. Com o predomínio de sol e pouca nebulosidade os meteorologistas da Epagri/Ciram alertam para o índice ultravioleta (IUV) elevado, máximo de uma escala que vai de 0 a 16. Nos últimos 3 meses, o sol apareceu pouco para os catarinenses, predominado a instabilidade e chuva frequente. Em dezembro o padrão atmosférico mudou e daqui para frente com a aproximação do verão (Início do verão no Hemisfério Sul: dia 22 de dezembro às 00h27min) os dias serão marcados por mais sol, calor e pancadas de chuva de verão (isolada e passageira), concentradas especialmente na tarde a noite. Logo, a pele estará mais exposta aos raios solares no dia a dia. 

Os técnicos da Epagri/Ciram periodicamente realizam manutenção na rede de medição automática, que inclui marégrafos, estações meteorológicas e hidrológicas, e inevitavelmente ficam expostos aos raios solares. A Epagri através de sua Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) incentiva a proteção de seus funcionários a utilizarem os EPIs (Equipamento de Prevenção Individual), como boné, roupa com proteção de IUV, proteção solar de acordo com cada tipo de pele. Na Figura 1 observa-se o engenheiro agrônomo Matias Boll realizando a manutenção de um marégrafo, no Porto de São Francisco do Sul/SC.

Com a previsão de sol e calor nos próximos dias, veja aqui, fique ligado nas consequências da exposição ao sol de 10:00 às 16:00 h e em períodos prolongados, mais dicas e esclarecimentos aqui.

Figura 1- Engenheiro agrônomo Matias Boll realizando a manutenção de um marégrafo no Porto de São Francisco do Sul/SC.

Marcelo Martins e Gilsânia Cruz – Meteorologistas (Epagri/Ciram)