Epagri recebe medalha da Defesa Civil pela atuação no monitoramento agrometeorológico de SC em 2023

Em cerimônia no dia 20 de dezembro, em Florianópolis, a Epagri foi agraciada com a Medalha de “Mérito da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina” pelo trabalho desempenhado no monitoramento ambiental no Estado em 2023, com destaque pela atuação nas chuvas intensas nos meses de outubro e novembro. Participaram da solenidade o presidente Dirceu Leite e a meteorologista da Epagri/Ciram Maria Laura Rodrigues.

Evento reconheceu as ações integradas e as atividades de proteção e Defesa Civil em SC (Foto: Airton Fernandes / Defesa Civil SC)


Em Santa Catarina, o monitoramento agrometeorológico é realizado por uma rede de mais de 250 estações de monitoramento espalhadas estrategicamente por todo o território catarinense e mantidas pela Epagri/Ciram, órgão oficial responsável pelo monitoramento do tempo e do clima no Estado.

SC é referência no país pela quantidade e qualidade das informações ambientais geradas. Essas informações permitem a divulgação de avisos e alertas de situações adversas para a cidade e o campo, como foi o caso das chuvas intensas de outubro e novembro. “A partir desses alertas, os agricultores conseguiram se planejar para garantir a segurança de sua família e tentar minimizar o impacto nas lavouras”, frisa o presidente Dirceu.

A rede de monitoramento de SC registra variáveis como temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, umidade e temperatura do solo, precipitação (chuva), a umidade da folha e a radiação solar. Ao todo chegam diariamente nos servidores da Epagri mais de 86 mil registros dessas variáveis, que estão disponíveis para a população catarinense e usadas no planejamento de diversas áreas.

Medalha foi instituída em 2008 para homenagear militares, civis e instituições que tenham se destacado por relevante participação nas atividades da Defesa Civil

A Medalha de “Mérito da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina” foi instituída por meio do Decreto nº 1.365, de 16 de maio de 2008, em homenagem ao ex-governador Colombo Machado Salles, que organizou a Defesa Civil em solo catarinense. O objetivo da condecoração é homenagear militares, civis e instituições que tenham se destacado por relevante participação nas atividades da Defesa Civil.