Chuva acima de 100 mm e 200 mm no litoral de SC

Desde a tarde do último sábado (20) a chuva vem ocorrendo com frequência em SC, acumulando totais elevados acima de 200 mm no Litoral Norte, chegando a 290 mm em Itapoá, e valores acima de 100 mm no sul da Ilha de Florianópolis (Figura 1). Grande parte desse volume de chuva está causado pelo efeito da circulação marítima, transporte de umidade do mar para continente, associado a um sistema de alta pressão (massa de ar mais frio) com centro entre o Uruguai e RS, e um sistema de baixa pressão no oceano (Figura 2). Esse ar mais frio mantém as temperaturas mais baixas no leste de SC.

Nos próximos dias (23 a 27/01), a circulação marítima segue mantendo a umidade na faixa leste de SC e a condição de chuva frequente, por vezes persistente e com totais elevados no litoral e áreas próximas, podendo dobrar os valores ocorridos (leia Aviso). Permanece o risco de alagamentos e deslizamentos, fique atento!

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais. Procure sempre as informações em sites oficiais.

Epagri/Ciram no Facebook e @epagriciram no Twitter .

Figura 1 – Precipitação (mm) acumulada nas ultimas 72h em SC (13h do do dia 20 às 13h do dia 23/01/2024).

Figura 2 – previsão do modelo GFS do campo de vento e pressão para esta terça-feira (23). Fonte: Windy.com