Curiosidade: Tempestade Tropical Akará vista em 3D

O ciclone raro que atuou no litoral do Sudeste e Sul do Brasil entre o fim da última e início desta semana (16 a 21/02), chamando atenção dos meteorologistas, foi classificado pelo serviço Meteorológico da Marinha do Brasil como Tempestade Tropical Akará (dia 19/02) no estágio máximo. Esse sistema pode ser visto numa projeção em 3D na imagem de satélite GOES 16, próximo à costa Sul do Brasil. Ao se deslocar para sul, atingindo águas mais frias e se aproximando do RS em alto mar, a tempestade perdeu força passando a classificação de Depressão Tropical e depois Tempestade Subtropical, e na sequencia dissipando sem provocar impacto na costa do Brasil, como foi previsto pelos meteorologistas da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Segundo o monitoramento de ciclones subtropicais e tropicais de 2011 a 2024, realizado pela Marinha do Brasil (link), apenas mais uma Tempestade Tropical chamada de Iba atuou no litoral do Sudeste do Brasil nos dias 23 a 27/03/2019.

Figura 1: Projeção em 3D na imagem de satélite GOES 16, próximo à costa de SC. Elaboração:  meteorologista Kleber Ataíde (INMET).

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas.