Chuva e temperatura em SC em fevereiro e início de março

Chuva:

No mês de fevereiro a chuva foi mais frequente no Litoral, porém a partir de 12/02 a precipitação ocorreu em todas as regiões catarinenses, com pontuais elevados, superando 200 mm em localidades do Extremo Oeste, Vale do Itajaí, e na parte norte do Litoral Norte. Totais elevados ocorreram especialmente nos dias 14 e 15/02 devido a uma frente fria, que chegou provocando forte instabilidade com chuva volumosa, temporais, alagamentos e danos em estadas. No período de 16 a 19/02 a presença da uma Depressão Subtropical no oceano com evolução para Tempestade Tropical Akará (18 e 19/02) combinada à presença de um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera (VCAN) sobre o RS e SC mantiveram mais nebulosidade e chuva frequente no litoral do estado. No restante do mês a passagem de frente fria (25/02), um sistema de baixa pressão (27/02) e a circulação marítima (vento que traz umidade do mar) também contribuíram com a precipitação do mês, totalizando valores maiores de 250 mm a 300mm no Vale do Itajaí, Litoral Norte e no Extremo Oeste (Figura 1).

Em março a chuva melhor distribuída começou na tarde de 03/03 pelo Litoral Sul e se estendeu ao restante do estado no dia seguinte (04/03), com totais mais significativos do Meio-Oeste ao Litoral, ficando próximos e acima de 100 mm em localidades próximas à encosta da serra no Litoral Sul catarinense (Figura 2). O último mês de verão ainda será marcado pela influência do El Niño, com chuva próxima a acima da média e temporais localizados para o outono (leia previsão trimestral).

Temperatura:

De 01 a 12/02 o calor foi intenso em SC devido a uma massa de ar quente no Sul do Brasil, com temperatura máxima chegando a 36°C e quase 40°C especialmente em algumas localidades do Extremo Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte. A partir do dia 13/02 o calor intenso diminuiu, permanecendo o calor normal típico de verão com temperatura máxima de 30°C a 35°C até os primeiros dias de março. Nesta terça-feira (05/03) a temperatura mais baixa está associada à passagem de uma frente fria e ao vento sul/sudeste, com previsão de elevação gradativa no final da semana (leia previsão).

Marilene de Lima e Gilsânia Cruz – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais. Procure sempre as informações em sites oficiais.

Epagri/Ciram no Facebook e @epagriciram no Twitter .

Figura 1 – Precipitação (mm) acumulada em SC de 01 a 29/02/2024.

Figura 2 – Precipitação (mm) acumulada em 96 horas em SC (das 11h00min às 11h00min do dia 03 ao dia 05/03/2024).