Epagri/Ciram e o Furacão Catarina: trabalho, parcerias e reconhecimento

O trabalho que a Epagri/Ciram realizou durante o Furacão Catarina foi reconhecido pela SBMET (Sociedade Brasileira de Meteorologia) com a entrega do Prêmio Sampaio Ferraz no XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia, em novembro de 2006.

Classificado como um furacão de Categoria 1 (escala Saffir-Simpson de ventos de 120 a 150km/h), o Catarina ocorreu entre os dias 26 e 28 de março de 2004. Para o monitoramento e previsão foram utilizadas imagens do satélite GOES-12, informações de vento e de mar enviadas por embarcações pesqueiras, dados da rede de estações monitoradas na Epagri/Ciram e as saídas do modelo de previsão de furacão da NOAA.

A equipe operacional da Epagri/Ciram atuou de forma ininterrupta por 60 horas, divulgando alertas meteorológicos, atendendo público e imprensa. Em um dia, foram mais de 3000 ligações telefônicas e cerca de 20.000 acessos ao site.

Em parceria com a Defesa Civil Estadual, foi efetuado um trabalho de esclarecimento e orientação à comunidade a ser atingida, o que minimizou em grande parte os danos ocasionados na passagem do sistema.

Veja matérias sobre o evento:

https://www.engeplus.com.br/noticia/clima/2024/200223-ha-20-anos-furacao-catarina-atingia-o-brasil-deixando-rastro-de-destruicao publicada nesta semana, trazendo detalhes e entrevistas com as diversas equipes envolvidas.

https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/issue/view/132/300 publicada em 2004 na RAC (Revista Agropecuária Catarinense).

Figura 1 – Prêmio Sampaio Ferraz concedido pela SBMET (Sociedade Brasileira de Meteorologia) aos diversos membros da equipe da Epagri/Ciram, no XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia, em novembro de 2006, pelo reconhecimento do trabalho realizado durante a passagem do Furacão Catarina.

Camila Borges – Bolsista de Jornalismo (FAPESC/Epagri)

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais. Procure sempre as informações em sites oficiais.

Epagri/Ciram no Facebook e @epagriciram no Twitter .