Até a manhã desta quarta-feira (21/08) a chuva foi escassa e mal distribuída em SC, com totais de 30 a 40 mm, concentrando-se do Extremo Oeste ao Litoral Sul devido a uma frente fria no dia 05 e à instabilidade causada pela passagem de outra frente fria entre os dias 07, 08 e chegando ao Litoral Norte na manhã de 09/08. Toais mais significativos foram registrados pontualmente em Itapiranga (57 mm), no Extremo Oeste, e em localidades do Planalto Sul (de 45 a 67 mm), como mostra a Figura 1. Ressalta-se que o predomínio de massas de ar seco a partir de dia 08/08 manteve o estado sem chuva, deixando o mês de agosto de 2024 com chuva abaixo da média climatológica em todas as regiões catarinenses, em especial nas no Planalto Norte, Litoral Norte, Alto Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis (Figura 2), regiões que normalmente tem menos precipitação nesta época do ano.
As massas de ar seco que chegam ao Sul do Brasil com temperatura baixa e que se aquecem na sequência, madrugadas frias com formação de geada seguidos de dias consecutivos com sol e calor (veranicos) e até dias extremadamente quentes com temperatura máxima acima de 30°C (como observado no período de 15 a 21/08) continuarão marcado o inverno, em especial no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste. Já, no Litoral, a formação de nevoeiros densos e persistentes (nevoeiro marítimo) atrapalham a visibilidade em estradas, afetam atividades em aeroportos e portos, e fazem com que a elevação da temperatura não seja tão acentuada, variando de 24 a 28°C. A fumaça que chega ao estado catarinense devido às queimadas e incêndios (14 a 21/08) do Norte do Brasil também afetam a visibilidade e causam desconforto respiratório devido partículas de poluição em suspenção no ar muito seco.
No restante do mês (22 a 28/08) há previsão de chuva mal distribuída e com totais mais baixos, com acumulado entre 30 e 40 mm em áreas próximas ao RS e no Litoral Norte próximas ao PR (leia previsão).
Marilene de Lima e Gilsânia Cruz – Meteorologistas (Epagri/Ciram)
Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais. Procure sempre as informações em sites oficiais.
Epagri/Ciram no Facebook e @epagriciram no Twitter .
Figura 1 – Precipitação (mm) acumulada em SC, das 11h00 de 01/08/2024 às 11h00 de 21/08/2024).
Figura 2 – Total mensal de chuva (mm) em SC de 01 a 21 de agosto de 2024. Elaboração: Maikon Alves – Técnico em Meteorologia