Monitoramento do frio em Santa Catarina: nova atualização

As fruteiras de clima temperado entram em estado de dormência aproximadamente no final do outono e início do inverno. Como consequência, há uma drástica redução de suas atividades metabólicas. A quebra de dormência das gemas vegetativas e florais, nas fruteiras, ocorre a partir do acúmulo de frio, que é específico para cada espécie e cultivar. Para iniciar um novo ciclo produtivo, cada frutífera precisa de uma quantidade mínima de frio para sair do chamado repouso hibernal.

Para mensurar o requerimento de frio necessário para quebra de dormência das gemas das fruteiras são utilizado os seguintes métodos: Horas de Frio para temperaturas abaixo ou igual a 7,2º C e as unidades de frio calculadas pelo Método Carolina do Norte Modificado. Esses dois métodos contabilizam no período de 01/04 até 30/09 de cada ano.

A Epagri atualizou a página do monitoramento do frio, colocando a disposição mais informações, especialmente para as regiões do estado onde a cobertura de estações meteorológicas automática é baixa. Agora os fruticultores, técnicos e estudantes vinculados ao setor poderão acompanhar o acúmulo das horas de frio e unidades de frio da sua localidade através dos mapas. Foram adicionados ao monitoramento do frio 7 mapas:

Figuras 1 e 2: Horas de Frio Acumuladas e Média das horas de frio entre 2008 e 2023
Figuras 3 e 4: Unidades de Frio Acumuladas e Média das unidades de frio entre 2008 e 2023
Figuras 5, 6 e 7: Temperatura média do ar

Além destes mapas, a Epagri adicionou à página do monitoramento do frio gráficos de temperatura média do ar do ano atual e da temperatura média climatológica do ar decendial no período de 1993 a 2023. Esse detalhamento ajuda os fruticultores, técnicos e estudantes vinculados ao setor acompanhar, em detalhes, a evolução das temperaturas deste ano comparadas com à média das temperatura dos últimos 30 anos.

Figuras 8: Estimativa da temperatura média do ar do ano atual e temperatura média climatológica do ar decendial no período de 1993 a 2023 para Caçador

Mais informações ou envio de sugestões:

Angelo Mendes Massignam, E-mail: massigna@epagri.sc.gov.br, Fone: (48) 3665-5128
Marcelo Couto, E-mail: marcelocouto@epagri.sc.gov.br, Fone: (49) 3561-6811
André A. Sezerino, E-mail: andresezerino@epagri.sc.gov.br, Fone: (49) 3561-6809
Joelma Miszinski, E-mail: joelma@epagri.sc.gov.br, Fone: (48) 3665-5154