As condições favoráveis à pesca da tainha devem ocorrer nos primeiros dias de maio deste ano. Entre os dias 28 e 29/04, a atuação mais persistente do vento sul favorece a saída dos cardumes do estuário da Bacia do Prata, principalmente, possibilitando que os primeiros lanços de tainha ocorram logo no início da safra.
O vento sul faz com que a água fria e salgada entre nos estuários, provocando a saída dos cardumes de tainha para a desova. Esse vento, quando sopra por um período prolongado, empilha e empurra as águas frias — ou as Águas da Pluma do Prata (mistura de águas subantárticas com a água doce do Rio da Prata) — em direção à costa catarinense.
Na costa de Santa Catarina, a temperatura da superfície do mar (TSM) está entre 22°C e 24°C, enquanto no estuário do Prata a TSM está em torno de 18°C, favorecendo a saída das tainhas daquele estuário. Durante o outono, a TSM deve diminuir, propiciando melhores condições para a saída dos cardumes da Lagoa dos Patos também, o que favorece a captura no litoral de SC.
Neste ano, o que determinará uma boa safra de tainha será a frequência dos fenômenos meteorológicos e oceanográficos durante o período da pesca, bem como a presença das tainhas nos ambientes estuarinos (Lagoa dos Patos e Bacia do Prata). Esperamos e torcemos por uma excelente safra em maio e junho de 2025.
A Epagri/Ciram continuará monitorando as condições do tempo e do mar neste período, atualizando os boletins sobre o assunto.
Argeu Vanz – Oceanólogo
Marcelo Martins – Meteorologista