Mudanças climáticas atingem novo marco histórico em 2024

O Estado do clima global em 2024

Mudanças climáticas atingem novo marco histórico em 2024

Em 2024, os sinais das mudanças climáticas causadas pela ação humana atingiram níveis sem precedentes. Pela primeira vez, um ano civil inteiro registrou uma temperatura média global superior a 1,5 °C em relação à era pré-industrial, com uma elevação estimada em 1,55 ± 0,13 °C acima da média de 1850–1900.

Esse foi o ano mais quente desde o início dos registros observacionais, há 175 anos. O relatório Estado do Clima Global 2024 destacou os profundos impactos econômicos e sociais provocados por eventos climáticos extremos, além das consequências de longo prazo do aquecimento recorde dos oceanos e da elevação do nível do mar.

Os estudos apresentados analisam o avanço (ou retrocesso) rumo às metas do Acordo de Paris e os fatores que contribuíram para o calor extremo observado em 2024. Relatórios complementares detalham os serviços climáticos e os principais eventos do ano, como inundações, secas, ciclones tropicais e incêndios florestais — reforçando a urgência de fortalecer os sistemas de alerta precoce e aumentar os investimentos em serviços climáticos para proteger vidas e meios de subsistência.

Figura 1 – Representação artística de mudanças do clima no globo. Mais detalhes

neste link aqui.

Marcelo Martins – Meteorologista