Difundir informações e tecnologias ambientais, hídricas e meteorológicas é uma das missões da Epagri/Ciram. A instituição cumpre essa determinação recebendo em suas instalações grupos de estudantes, escoteiros, agricultores, pescadores, entre outros, provenientes de diversas regiões catarinenses. Na sede da Epagri/Ciram, em Florianópolis, os grupos assistem apresentações preparadas especialmente para atender suas expectativas e conhecem melhor o trabalho dos pesquisadores, técnicos e outros profissionais que atuam no Centro (Fotos 1 e 2).


Em 2025, até o mês de novembro, a unidade de pesquisa já recebeu 25 grupos, que somam uma média de 830 visitantes no período. Esses números superam 2024, quando foram recepcionados no Centro um total de 18 grupos.
Cristina Pandolfo, gerente da Epagri/Ciram, explica que a intensificação das visitas em 2025 permitiu ampliar as ações de educação ambiental, divulgação científica e formação técnica da unidade. Segunda ela, os grupos visitantes são bastante ecléticos, o que exige dos profissionais que os recepcionam grande capacidade de adaptação dos conteúdos, para promover uma efetiva comunicação.
Unidade recebe visitantes desde ensino infantil ao nível superior
Entre os estudantes, a Epagri/Ciram recebe desde alunos do ensino infantil até o ensino superior e técnico, passando pelos níveis fundamental e médio (Fotos 3 e 4).


Também são recepcionados grupos de agricultores e pescadores que passam por capacitações na Epagri (Foto 5), além de representantes de outros setores da sociedade, como escoteiros, por exemplo. (Foto 6) Nos últimos meses, estudantes e visitantes de todas as regiões do Estado estiveram na Epagri/Ciram.


Maikon Alves, técnico em meteorologia e um dos responsáveis por receber os grupos, explica que os visitantes acompanham demonstrações sobre previsão do tempo, monitoramento hidrometeorológico, riscos climáticos, oceanografia, análise de dados e tecnologias utilizadas pelo Centro. “Para as crianças, esse contato direto com a ciência se transforma em uma experiência lúdica e memorável”, ressalta.
Relevância na educação ambiental
Ao receber grupos de visitantes, a Epagri/Ciram expande sua atuação para além do aspecto técnico, ganhando relevância também na educação ambiental de crianças, jovens e adultos. “As visitas guiadas permitem experiências práticas que ampliam a consciência ambiental desde a infância, fortalecendo o compromisso da instituição com a formação cidadã e a responsabilidade socioambiental das novas gerações”, argumenta Cristina.
Além de receber visitantes, a Epagri/Ciram também leva conhecimento para diferentes municípios de Santa Catarina, realizando visitas técnicas, palestras e ações educativas, onde apresenta o trabalho de sua equipe, especialmente aos setores agrícola e ambiental (Foto 7). “Essas ações itinerantes aproximam ainda mais a instituição das comunidades rurais, gestores públicos, estudantes e produtores, reforçando o papel estratégico da informação climática para o desenvolvimento sustentável”, pontua a gerente da unidade.

As ações reafirmam o compromisso da Epagri/Ciram com a ciência aplicada, a educação ambiental e a construção de uma sociedade mais preparada e consciente. Ao abrir suas portas e também ir a campo em diferentes regiões, a instituição fortalece sua missão de apoiar o desenvolvimento sustentável e a agricultura familiar em Santa Catarina.
Agende sua Visita
Todos os grupos que pretendem visitar a Epagri/Ciram — escolas, universidades, escoteiros, instituições públicas, etc — devem solicitar agendamento pelo e-mail contatociram@epagri.sc.gov.br. Os profissionais do Centro responderão com a disponibilidade da agenda e outras orientações.