O amanhecer desta quarta-feira (17/12) foi marcado por temperatura mais baixa em SC, com a mínima em torno de 1,5°C em Urupema (Figura 1). Foi registrado a segunda geada do mês nas áreas altas do Planalto Sul, devido a presença de uma massa de ar seco e um pouco mais frio (pós-frontal) no Sul do Brasil. O outro evento de geada ocorreu no dia 04/12 em São Joaquim e no amanhecer da próxima quinta-feira (18/12) o fenômeno pode voltar a se repetir nas áreas altas do Planalto Sul (veja a previsão).
Em dezembro pode se dizer que a geada é um evento de baixa frequência e atípico para época do ano. Desde 1949, quando começaram os registros, foram identificados apenas 32 casos no Estado, número baixo do fenômeno, já que o mês marca o fim da estação de primavera e início do verão no Hemisfério Sul (21 de dezembro de 2025 às 12h03).

Figura 1 – Menores temperaturas mínimas registradas em SC, nas primeiras horas da manhã do dia 17/12/2025. Elaborado por: Maikon Alves – Técnico em Meteorologia – Epagri/Ciram.
Fonte: dados monitorados na Rede de Estações Epagri/Ciram e estações de terceiros (sujeitos à correção posterior).
Veja os registros de temperatura da Rede de Estações monitoradas na Epagri/Ciram: Agroconnect.
Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas Epagri/Ciram