A EPAGRI/Ciram e a Secretaria da Proteção e Defesa Civil colaboram nesta nota conjunta referente à previsão de temporais com chuva intensa previstos, principalmente, entre esta segunda (29) e a quarta-feira (31). Confira o Aviso meteorológico clicando aqui.
Entre a tarde de segunda e madrugada de terça-feira, a presença de calor combinado à circulação marítima e um sistema de baixa pressão favorecem a ocorrência de temporais acompanhados de chuva intensa e volumosa em parte de Santa Catarina. Com isso, há risco muito alto para alagamentos e enxurradas em áreas do litoral e Vale do Itajaí, consequência de fortes chuvas que devem se formar na região. Em alguns momentos, a chuva ocorre de maneira intensa e persistente, especialmente entre o final da tarde e o início da madrugada de terça-feira.
Na manhã de terça-feira a chuva diminui, mas ao longo da tarde e se estendendo até a madrugada de quarta-feira (31), novos temporais voltam a aumentar o risco para novos alagamentos e enxurradas. Dessa vez, o risco muito alto para alagamentos e enxurradas fica mais restrito às áreas entre a Grande Florianópolis, Litoral Norte e parte do Médio e Baixo Vale do Itajaí.
Entre a tarde e noite de quarta-feira (31), o risco de chuva mais abrangente diminui no estado. Ainda assim, no litoral e áreas próximas, algumas tempestades podem provocar chuva intensa acompanhada de raios, vendavais e granizo de maneira localizada. Essa condição traz risco moderado a alto para alagamentos e enxurradas. Nas demais regiões, os temporais são mais isolados, podendo trazer transtornos mais pontuais.
Nas áreas em vermelho, especialmente entre o litoral e parte do Vale do Itajaí, são esperados acumulados entre 150 mm e 200 mm, com pontuais que podem superar estes valores entre segunda (29) e quarta-feira (31).
Além dos volumes de chuva previstos para o leste catarinense, destaca-se que, no Grande Oeste e Planaltos também apresentam condições para temporais ao longo da semana, especialmente entre as tardes e noites. Há condições para temporais isolados acompanhados de raios, rajadas de vento e granizo de maneira localizada. Nestas situações, o risco é moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores
Acompanhe as atualizações dos Avisos e Alertas Meteorológicos no site e mídias sociais oficiais da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e da Epagri/Ciram.