Pouco frio em SC, com El Niño no segundo semestre

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA

Maio, Junho e Julho de 2026

Início do inverno no Hemisfério Sul: dia 21 de junho de 2026 às 05h24

Precipitação:

Trimestre com previsão de chuva próxima da média climatológica, em SC. Em maio, a precipitação deve ocorrer de forma irregular, alternando com dias consecutivos de tempo firme e ar seco. Em junho e julho, o indicativo é de chuva mais frequente no estado. Com a previsão de El Niño no segundo semestre de 2026 é esperado mais chuva no Sul do Brasil nos meses de primavera.

Destaque: no outono e inverno de 2026, períodos sem chuva devem ocorrer em SC, causados pela atuação de massas de ar frio e seco no Sul do Brasil. Eventos de chuva forte, com totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania, também são esperados devido à passagem de frentes frias e atuação de sistemas instáveis. Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários na página da Epagri/Ciram e nas redes sociais.

Climatologia (média histórica): 

A chuva diminui no período. Em maio os valores esperados de chuva variam de 110 a 200 mm em média do Oeste ao Planalto e 70 a 130 mm nas demais regiões.  Nos meses de junho e julho a média climatológica é de 110 a 170 mm no Oeste e Meio Oeste, e de 70 a 130 mm do Planalto ao Litoral, sendo o mês de julho menos chuvoso em relação a junho. 

As chuvas são preferencialmente causadas pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão, vórtices ciclônicos e correntes de jato. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais, próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Temperatura:

No trimestre a previsão é de temperatura acima da média climatológica, com temperatura agradável em boa parte do outono/inverno. Destaque: com a previsão de El Niño no segundo semestre, o frio intenso e duradouro deve ser mais escasso, em relação ao ano passado, as massas de ar frio devem intercalar com períodos mais aquecidos e a amplitude térmica será maior (diferença entre a temperatura mínima e máxima do dia). No entanto, algumas massas de ar frio vão chegar ao Sul do Brasil, provocando frio mais abrangente, com formação de geada em SC, e se acompanhadas de umidade podem ocasionar neve no Planalto Sul. Neste ano, os veranicos devem ser mais frequentes, com dias consecutivos de temperatura elevada (acima de 30ºC). Outra caraterística da estação são os nevoeiros, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

De março para abril de 2026, observa-se aquecimento na região de monitoramento do ENOS no Pacífico Equatorial (Figuras 1 e 2), com anomalia positiva de 0,3°C a 1,4°C, mais quente e acima de 2,0°C na região do Niño 1+2 em abril (Figura2). Mesmo com o aquecimento significativo, a condição é de Neutralidade.

Nos próximos meses, a previsão é de aquecimento nas águas do Pacífico Equatorial, com Neutralidade nos meses de maio e junho. As condições no segundo semestre do ano indicam evolução para anomalias de TSM acima de 0,5°C e configuração do fenômeno El Niño, com intensidade forte esperada para a primavera e verão. Os meteorologistas de SC seguem acompanhando os indicativos de aquecimento no Pacífico Equatorial e os potenciais efeitos no estado.

Figura 1 – Anomalia de TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em março de 2026. Fonte: IFSC.

Figura 2 – Anomalia de TSM no Pacifico e Atlântico entre 01 e 25 de abril de 2026. Fonte: IFSC.

Elaboração do boletim: Gilsânia Cruz e Marilene de Lima (Meteorologistas).Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, CIGERD, UFRGS e AGF.