Nos gráficos abaixo são apresentados o nível da maré observada (Mare Obser.), previsão do nível da maré (MohidSC), maré astronômica (Mare Astron), diferença entre o nível da maré observada e a maré astronômica (Residual) e o nível médio do mar (NMM).
O nível da maré astronômica foi calculado a partir de, no mínimo, um ano de dados medidos no local. As oscilações do nível da maré observadas são suavizadas com um filtro passa-baixa e disponibilizadas a cada hora, com valores em intervalos de 15 minutos (saiba mais). A previsão de maré composta, considerando a maré astronômica e a maré meteorológica é feita através de uma aplicação do modelo hidrodinâmico MOHID. Esta aplicação do modelo foi denominada de MohidSC e está em constante aprimoramento. O desenvolvimento do MohidSC faz parte de uma iniciativa da EPAGRI com apoio da UFSC, UFPR e IST.
O mapa ao lado apresenta a localização dos marégrafos.
Para interpretar o gráfico: De maneira geral, quando sopram ventos do quadrante sul ocorre um empilhamento da água do mar na costa e, nesse caso, a maré observada tende a ser maior que a maré astronômica. Por consequência, o valor da altura residual é positivo. Quando o vento é proveniente do quadrante norte ocorre um afastamento da água do mar da costa e o valor da maré observada é menor do que a maré astronômica, resultando em valor da altura residual negativo. Quando há calmaria ou ventos fracos, os valores da maré observada e da maré astronômica tendem a ser semelhantes e o resultado da altura residual é próximo a zero.