Marégrafos

Ilha da Paz
Itapoá
São Francisco do Sul
Joinville
Barra Velha
Itajaí
Bal.Camboriú
Florianópolis
Imbituba
Laguna
Bal.Rincão
Passo de Torres

Nos gráficos abaixo são apresentados o nível da maré observada (Mare Obser.), previsão do nível da maré (MohidSC), maré astronômica (Mare Astron), diferença entre o nível da maré observada e a maré astronômica (Residual) e o nível médio do mar (NMM).

O nível da maré astronômica foi calculado a partir de, no mínimo, um ano de dados medidos no local. As oscilações do nível da maré observadas são suavizadas com um filtro passa-baixa e disponibilizadas a cada hora, com valores em intervalos de 15 minutos (saiba mais). A previsão de maré composta, considerando a maré astronômica e a maré meteorológica é feita através de uma aplicação do modelo hidrodinâmico MOHID. Esta aplicação do modelo foi denominada de MohidSC e está em constante aprimoramento. O desenvolvimento do MohidSC faz parte de uma iniciativa da EPAGRI com apoio da UFSC, UFPR e IST

O mapa ao lado apresenta a localização dos marégrafos.

Ilha da Paz
 
Itapoá
 
São Francisco do Sul
 
Joinville
 
Barra Velha
 
Itajaí
 
Balneário Camboriú
 
Florianópolis
 
Imbituba
 
Laguna
 
Balneário Rincão
Passo de Torres

Para interpretar o gráfico: De maneira geral, quando sopram ventos do quadrante sul ocorre um empilhamento da água do mar na costa e, nesse caso, a maré observada tende a ser maior que a maré astronômica. Por consequência, o valor da altura residual é positivo. Quando o vento é proveniente do quadrante norte ocorre um afastamento da água do mar da costa e o valor da maré observada é menor do que a maré astronômica, resultando em valor da altura residual negativo. Quando há calmaria ou ventos fracos, os valores da maré observada e da maré astronômica tendem a ser semelhantes e o resultado da altura residual é próximo a zero.

Redes sociais

EPAGRI/CIRAM

Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina
Rodovia Admar Gonzaga, 1347 – Itacorubi
Florianopolis, SC – Brasil – CEP 88034-901
Fone: (48) 3665-5006

PUBLICAÇÕES

Pular para o conteúdo