Boletim previsão do tempo para Santa Catarina

Quarta e quinta-feira com mais nuvens no litoral de SC

Quarta-feira (13/12):

Tempo: variação de nuvens com aberturas de sol em todas as regiões de SC. No início da manhã chuva fraca no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis devido à circulação marítima. No Litoral Sul mais nuvens entre o fim da tarde e noite, com pequena chance de chuva fraca à noite.

Temperatura: elevada com máximas acima de 30ºC, mais altas no Oeste e Litoral Sul.

Vento: nordeste, com variações de leste na Grande Florianópolis e Litoral Norte, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: massa de ar seco (alta pressão) perdendo força com centro sobre o oceano Atlântico, em frente ao litoral de SC.

Quinta-feira (14/12):

Tempo: sol com aumento de nuvens no decorrer da tarde, causando pancadas localizadas de chuva do Oeste ao Planalto e no Litoral Sul,

Temperatura: alta, com máximas acima de 30ºC.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: formação de núcleos de instabilidade e aproximação de uma frente fria pelo RS.

Sexta-feira (15/12):

Tempo: sol, muitas nuvens e chuva isolada em todas as regiões de SC, no início do dia no Litoral Norte e do Oeste ao Litoral Sul. Durante a tarde ocorrem pancadas isoladas de chuva, com trovoadas e descarga elétrica, do Meio Oeste ao Litoral, devido ao calor e ao avanço e uma frente fria.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste passando a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (16/12):

Tempo: firme com sol e poucas nuvens em SC, devido ao avanço de uma massa de ar seco pelo Sul do Brasil.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste, passando a nordeste/noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Domingo (17/12):

Tempo: sol com aumento de nuvens no decorrer do dia em SC. Entre a tarde e noite pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões, devido à passagem rápida de uma nova frente fria pelo RS e SC.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste passando a sudeste, fraco a moderado com rajadas a partir da tarde.

TENDÊNCIA de 18 a 27 de dezembro de 2017

Chuva frequente neste período em Santa Catarina, na forma de pancadas entre a tarde e noite típicas de verão, com sensação de ar abafado. Chuva mais volumosa e persistente prevista para tarde e noite, entre os dias 23 e 26/12.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Temperatura: diminui em relação ao dia anterior, com máximas em torno de 30ºC.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar seco (alta pressão) no Sul do Brasil.

Terça e Quarta-feira (12 e 13/12):

Tempo: segue o predomínio de sol e tempo seco em todo o Estado.

Temperatura: máxima em gradativa elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar seco (alta pressão) afastando-se gradativamente do Sul do Brasil.

Quinta-feira (14/12):

Tempo: sol com aumento de nuvens em todas as regiões, principalmente no oeste. No final do dia, condição de chuva localizada no sul no Estado, devido à aproximação de uma frente fria na divisa de SC com o RS.

Temperatura: bem elevada, com máximas acima de 30ºC.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (15/12):

Tempo: sol e muitas nuvens em SC, com o deslocamento de uma frente fria no litoral. No Litoral Sul, condição de chuva no início e fim do dia. No Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte, chuva no final do dia. Até o momento, não há indicativo de chuva significativa nesse dia.

Temperatura: bem elevada, com máximas acima de 30ºC.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 16 a 25 de dezembro de 2017

Nesse período a chuva volta a ser frequente em Santa Catarina, especialmente a partir do dia 19/12, ocorrendo na forma de pancadas, entre o período da tarde e noite, com sensação de abafamento e características típicas de verão.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)