Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera1.png
EPAGRI/CIRAM

Acompanhamento agrícola

Francisco Heiden – Analista de Mercado, Epagri/Cepa (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)
Glaucia Padrão – Economista, Drª Epagri/Cepa (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)
Luiz Marcelino Vieira – Economista, Epagri/Cepa (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)
Rogério Goulart – Economista, Dr. Epagri/Cepa (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Atualizado em 25/03/2015

Milho

A cultura do milho 1ª safra de 2014/15 encontra-se em estágio avançado de colheita na maior parte do estado. Na média estadual, a área colhida já totaliza 56,83%, estando apenas as regiões de Joaçaba e Curitibanos em estágio inicial de colheita, uma vez que estas regiões iniciam o plantio mais tarde em relação às demais regiões. A colheita já foi finalizada na região Sul Catarinense, sendo confirmada a redução da produtividade e produção em aproximadamente 2% até o momento. No entanto, como a participação desta região na produção total é pequena, esta redução não impacta tão fortemente o andamento da safra. Nas demais regiões a distribuição das chuvas foi satisfatória ao longo do desenvolvimento do grão e a colheita segue dentro do esperado, o que segue confirmando a expectativa de que esta seja uma boa safra de milho para o estado.

O milho 2ª safra já está em fase final de plantio, totalizando 94,04% na média do estado. A representatividade deste plantio tem aumentado nos últimos anos, representando hoje, cerca de 6% da produção do milho 1ª safra.

Soja

A colheita da soja na safra de 2014/15 segue em bom ritmo no estado de Santa Catarina. Na média estadual, a área colhida totaliza 21,85%, restando ainda as regiões meio oeste, planalto norte e alto vale de Itajaí para iniciar a colheita, uma vez que estas regiões iniciam o plantio mais tardiamente em relação às demais. A expectativa de safra não foi alterada, o que segue confirmando que esta seja uma boa safra de soja para o estado e a alta do dólar tem elevado as expectativas de ganho dos produtores.

Arroz

Prossegue em ritmo acelerado as atividades de colheita da safra catarinense 2014/15 de arroz alcançando aproximadamente 70% dos 148,5 mil hectares plantados. Os grãos colhidos são de boa qualidade sinalizando para uma produção de cerca de 1,094 milhão de toneladas, podendo cair entre 1% e 2% em relação às estimativas iniciais, devido à ocorrência de fatores climáticos, tais como granizo, chuva excessiva, temperaturas elevadas, excesso de umidade e ventos fortes, bem como de problemas fitossanitários, principalmente a brusone que acabaram influenciando, embora de forma localizada, na produtividade de algumas arrozeiras, trazendo danos financeiros para o setor.

As lavouras em fase de floração caminham para o seu final. Exceto a microrregião de Tubarão, que normalmente inicia o plantio mais tarde com 98%, as demais apresentam 100% do arroz já florescido.

Feijão

A primeira safra está praticamente colhida (71,7%). No sul ocorreram perdas de produtividade em virtude de adversidades climáticas (período seco em novembro e muito chuvoso nos meses seguintes). O tempo seco e depois excessivamente chuvoso também prejudicou as lavouras do Oeste e do planalto Norte.

Para Informações de produção e mercado (Clique Aqui)