EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera1.png

Baía da Babitonga (SC) tem informações das correntes do mar disponibilizadas na internet em tempo real

correntometro

Desde a última de quarta-feira (15), todos os interessados tem acesso online às informações das correntes do mar Baía da Babitonga, no litoral Norte de Santa Catarina. Os dados podem ser acessados no site da Epagri/Ciram e complementam outras informações ambientais já fornecidas para essa baía, como a altura da maré e a precipitação (volume de chuva).

Acesse as informações em tempo real através do link: http://ciram.epagri.sc.gov.br/litoral_online/

O monitoramento das correntes marinhas vem sendo feito desde dezembro por um correntômetro pontual, instalado junto ao Terminal Portuário de Santa Catarina (Tesc). Além da velocidade e direção da corrente, outras variáveis ambientais medidas pelo equipamento, incluindo a temperatura da água e a salinidade do mar, também são disponibilizadas.

O correntômetro foi adquirido com recursos do Projeto Finep/ClimaSul, e passa a fazer parte da rede de monitoramento oceanográfico da Baia da Babitonga, que conta também com três estações que medem a altura da maré (porto de São Francisco do Sul, porto de Itapoá e Ilha da Paz, do lado de fora da baia).

Os serviços desta rede fazem parte de importante projeto da Administração do Porto de São Francisco do Sul (APSFS), que é a autoridade portuária na região e que visa melhorar a segurança da navegação e operações portuárias na baia. Indiretamente, a disponibilização das informações através da internet também permite um aumento na segurança nas atividades de aquicultura, de embarcações turísticas e da pesca artesanal, muito comuns em São Francisco do Sul e arredores. Além disso, os dados coletados e armazenados no banco de de dados da Epagri/Ciram são fonte de informação para estudos futuros de oceanografia, ecologia marinha e engenharia costeira.

Aliados a outros cinco marégrafos instalados ao longo da Costa Catarinense (Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba, Laguna e Balneário Rincão), os equipamentos na Baia de Babitonga compõem o Projeto Monitoramento Costeiro. Com essa iniciativa, a Epagri presta um serviço muito importante à população costeira e ao agronegócio catarinense, que tem seus principais produtos sendo exportados de forma mais segura e com mais competitividade.

Clique aqui para se inscrever para receber notícias e boletins técnicos do Monitoramento Costeiro da Epagri/Ciram via e-mail.

______________________

Matias G Boll

Epagri/Ciram/Florianopolis

+55(48)3665.5174