EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera3.png

Automatização da Estação de Chapecó

automatizacao chapeco

A Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) está investindo em melhorias na rede de monitoramento climatológico em diferentes regiões do Estado. Com recursos da SDS – Programa SC Rural/2016, foi viabilizada a aquisição dos sensores para automatização de estações meteorológicas convencionais.

Entre os dias 27 e 28 de junho, foi instalada a estação automatizada no CEPAF- Chapecó. Os equipamentos já estão medindo e transmitindo, de hora em hora, os dados de precipitação, insolação, temperatura do solo em cinco profundidades, temperatura da relva e temperatura do ar (simulando bulbo seco e bulbo úmido). Os dados de chuva e temperatura do ar podem ser visualizados no sistema Agroconnect.

A instalação foi feita pelos técnicos Paulo Bezerra e Roberto Silveira (Epagri-Ciram); sob coordenação da pesquisadora Dra. Iria Sartor Araujo (Epagri-Ciram), com apoio da equipe de campo e do gerente Ivan Baldissera do CEPAF.

Além de Chapecó, já foram automatizadas as estações de Itajaí, Ituporanga, Urussanga, Lages, São Joaquim, Caçador e Videira. Até o mês de agosto de 2017, está prevista a instalação da estação automatizada na Estação Experimental de Campos Novos.
O estado de Santa Catarina é pioneiro na modernização dos sistemas de monitoramento meteorológico, destacando-se no cenário nacional na utilização desta tecnologia, a qual reduz os custos de operação e aumenta a qualidade dos dados e a confiabilidade das informações.