Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera1.png
EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM FAPESC

Resumo

As atividades do projeto incluem instalação do sistema de recepção e processamento dos dados do satélite METEOSAT de Segunda Geração (MSG-2), capacitação técnica e desenvolvimento de produtos operacionais. Serão desenvolvidos produtos derivados dos dados MSG-2 para o monitoramento em Santa Catarina de eventos meteorológicos extremos, do estado fenológico da vegetação em áreas de produção agrícola e de áreas propícias à pesca marítima.

Os sistemas de monitoramento são imprescindíveis para estudos de tempo e do clima e no desenvolvimento de modelos de previsão. São também ferramentas essenciais para a emissão de avisos e alertas climáticos e ambientais. Permitem o monitoramento de grandes áreas a custos reduzidos, possibilitando a identificação antecipada dos sistemas meteorológicos que provocam eventos extremos.

Em Santa Catarina o uso deste tipo de tecnologia ganha especial relevância pelo elevado número de ocorrência de fenômenos meteorológicos extremos, que frequentemente resultam em prejuízos socioeconômicos e até em perdas de vidas. Além disso, as atividades agrícolas e de pesca também têm grande importância no cenário econômico do Estado, o que reforça a importância do monitoramento.