Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera2.png
EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM FAPESC

Produtos Derivados do Sistema EUMETCast

O processamento dos dados recebidos por meio do sistema EUMETCast tem o objetivo de decodificar os dados, entender sua estrutura e transformá-los em produtos relacionados à temperatura do topo das nuvens (CTT), índices de vegetação (NDVI), albedo, temperatura da superfície terrestre (LST), temperatura da superfície do mar (TSM), monitoramento de focos de calor (queimadas) e composições coloridas RGB, posteriormente armazenando-os em formato de imagem digital e realizando análise temporal dessas variáveis. Para isso, serão utilizados algoritmos através de scripts do software MATLAB.

A temperatura de topo de nuvem (CTT) e as composições coloridas RGB são utilizadas para a identificação e o monitoramento do deslocamento e da severidade dos sistemas meteorológicos.

A temperatura da superfície terrestre (LST) e o índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI) são utilizados para o monitoramento de áreas agrícolas, de biomas nativos (matas, cerrados) e para o monitoramento climático de secas e estiagens.

Organograma dos Produtos