EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:23/09 Fim:22/12
primavera2.png

Estação meteorológica automática telemétrica é instalada em Tubarão/SC

foto1 iria araujo

O município de Tubarão (SC) agora conta com uma estação meteorológica automática telemétrica, localizada no CETUBA (Centro de Treinamento da Epagri de Tubarão).

A partir do dia 23/08/2019 estão sendo monitoradas, de forma horária, as variáveis de precipitação (chuva), temperatura, umidade relativa do ar, molhamento foliar, radiação solar, pressão atmosférica, direção e velocidade do vento.

Os dados da estação meteorológica proporcionam o acompanhamento diário durante as atividades agropecuárias e manejo das lavouras na região, além, de auxiliar na emissão de laudos quando da ocorrência de eventos extremos. 

A estação meteorológica de Tubarão registra e envia os dados para o banco localizado em Florianópolis, sendo que as informações estão disponíveis para a população através dos sistemas de visualização como o Agroconnect e Monitoramento On Line, de forma pública e gratuita. Este sistema é independente de energia elétrica, pois é alimentado por energia solar, e mesmo em períodos nublados ou chuvosos seu funcionamento estará garantido 24 horas por dia.

A instalação desta estação foi realizada pela Epagri-Ciram, efetuada pelos técnicos Andrey Abreu (EE Urussanga), Rafael Araujo (Ciram) e Roberto Carlos Silveira (Ciram), sob coordenação da pesquisadora Iria Sartor Araujo e apoio do gerente regional da Epagri de Tubarão Gustavo Claudino e a chefe do CETUBA Marta Oliveira.

A aquisição da estação meteorológica ocorreu no ano de 2017 através de recursos do projeto Fortalecimento da Infraestrutura de Pesquisa da Epagri – SC (PAC Embrapa 2012), atualmente coordenado pelo diretor de pesquisa da Epagri Vagner Miranda Portes.

foto2 meteoro cetuba iria

foto3 meteoro cetuba iria

Contato:

Iria Araujo

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (48) 3665-5151