EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Outono
Início:20/03 Fim:20/06
outono1.png

Anomalias negativas superiores a 100 mm neste mês de março

O mês de março vai chegando ao final com chuva abaixo da média em Santa Catarina (SC) e anomalias negativas de mais de 100 mm, como mostra o mapa da Figura 1. Até o momento, no Oeste e parte do Meio-Oeste do Estado, os baixos volumes de chuva resultaram em anomalias negativas entre -100 mm e -150 mm. Nas áreas do centro ao litoral, essas anomalias negativas ficaram entre -150 mm e -200 mm.

Na maior parte das regiões, o total de chuva registrada foi inferior a 50 mm, como pode ser visto na Figura 2. Em uma extensa área entre o Planalto Norte e Planalto Sul, incluindo o Alto Vale, o total de chuva foi ainda menor, abaixo de 25 mm. Os maiores totais de precipitação, acima de 75 mm, ficaram restritos à região nordeste do Estado, em Joinville e áreas vizinhas.

Uma massa de ar seco e quente predominou em SC em grande parte dos dias, inibindo a formação de chuva e ocasionando umidade do ar muito baixa com temperatura elevada. Essa condição de tempo segue nos próximos dias. Por isso, é importante o uso consciente da água no Estado.

Há um indicativo de mudança do tempo no início de abril, quando a passagem de uma frente fria pode trazer chuva mais significativa para SC. Acompanhe a previsão do tempo no site da Epagri/Ciram.
an
Figura 1 – Anomalia de precipitação em SC, entre 1 e 23 de março de 2020.
(Fonte: Epagri/Ciram)
ac
Figura 2 –Total de precipitação acumulada entre 1 e 23 de março de 2020.
(Fonte: Epagri/Ciram)

Laura Rodrigues – Meteorologista
Maikon Alves – Técnico em Meteorologia
(Epagri/Ciram)