EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:20/06 Fim:22/09
inverno4.png

Ressaca em SC

carlosaraujo22062020

A ressaca é uma elevação anormal do nível do mar na costa com a presença de ondas acima da média, podendo provocar inundação costeira e a destruição de estruturas em alguns casos. Está associada a ocorrência de sistemas atmosféricos de baixa pressão no oceano com ventos intensos e tempestades.

Na região Sul do Brasil pode ocorrer dezenas de vezes por ano, sendo normalmente causada por frentes frias e, com menor frequência, por ciclones extratropicais que provocam ressacas com maior intensidade e/ou duração.

A severidade do evento depende de fatores como: a declividade e a orientação do relevo (topografia e batimetria); a intensidade e duração dos ventos; o tamanho da tempestade no mar (pista de ventos); e a sincronia com as marés astronômicas.

Na entrevista o oceanógrafo da EPAGRI explicou que a ressaca que atingiu o litoral catarinense na última semana foi devido a uma forte ondulação de quadrante SE gerada por um centro de baixa pressão atmosférica, situado no sul da Argentina. A ressaca é um fenômeno comum na região Sul do Brasil no período de outono e inverno.

Mais informações em http://www.ciram.sc.gov.br/images/boletins_litoral/BoletimLitoral01_Ressaca.pdf

Contato:

Carlos Eduardo Salles de Araujo

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: 48 3665-5132